PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ÍCARO ARCENIO DE ALENCAR RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍCARO ARCENIO DE ALENCAR RODRIGUES
DATA: 02/08/2017
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGE
TÍTULO: A gestão da indisciplina pelo psicólogo escolar: um estudo no IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Indisciplina; Psicólogo Educacional; Instituto Federal; Formação Integrada.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: A existencia de agrupamentos humanos que caracterizam a sociedade torna necessario o emprego de regras de convivencia para que o individuo e o grupo possam sobreviver. Observa-se que para a sobrevivencia humana faz-se necessaria a presenca do trabalho, assim como e pelo trabalho que se criam as condicoes de existencia da humanidade, do mesmo modo e pela educacao que se estabelecem os criterios de organizacao e formacao para o trabalho. As instituicoes escolares, para cumprirem com a meta de ensino-aprendizagem, organizam suas normas didaticas e de convivencia, contudo nem sempre essas regras sao cumpridas pela comunidade escolar e, muitas vezes, aos discentes sao atribuidas as responsabilidades pela (in)disciplina. Nesse contexto se apresenta a Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica, mais especificamente o Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba, uma instituicao de ensino, pesquisa e extensao, que busca integrar a formacao tecnica a formacao humana, com o intuito de educar cidadaos conscientes do processo produtivo, das contribuicoes cientificas e das relacoes sociais que permeiam a vida humana. Do mesmo modo como acontece com as demais instituicoes de ensino, os Institutos Federais sao um espaco onde ocorre a indisciplina. Pertencente ao grupo de tecnicos que fazem a Assistencia Estudantil dos Institutos Federais, apresenta-se o Psicologo Escolar, profissional que precisa atuar de modo coletivo com os assuntos e com os atores educacionais. Para tanto, esta pesquisa, caracterizada como exploratorio, de campo, documental e de corte transversal, com enfoque qualitativo e quantitativo, investigou 13 psicologos educacionais do Instituto Federal da Paraiba, por meio de aplicacao de questionario, sobre como os estes profissionais gerenciam a indisciplina escolar, quais as manifestacoes indisciplinadas mais frequentes e quais as estrategias que vem sendo implementadas por estes profissionais da educacao. Tendo como base a analise de conteudo, identificou-se que as principais manifestacoes de indisciplina estao arroladas ao comportamento dos discentes (65,52%), no que tange os relacionamentos interpessoais, a interferencias destes comportamentos na dinamica da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem, o descumprimento de normas, a nao conclusao do curso, situacoes de vulnerabilidade em saude as relacoes familiares, destacando que a indisciplina interfere de modo significativo na vida academica estudantil. A grande maioria dos psicologos atua na gestao da (in)disciplina (92,31%) e intervem sobre varios focos, como os discentes, os servidores, os familiares, por meio de investigacoes e aplicacao de penalidades, na relacao professor e aluno, em parceria com a equipe gerencial e em reunioes com equipe multidisciplinar. O maior numero de participantes tambem afirmou que costuma trocar experiencias sobre a gestao da (in)disciplina (84,26%), principalmente com frequencia indefinida e tem a equipe pedagogica e de assistencia ao estudante como referencia para esta partilha. Esta pesquisa reafirma a importancia da gestao da (in)disciplina como contribuicao para a formacao humana e como atribuicao fundamental no trabalho do psicologo escolar. Apresenta-se a possibilidade de se investigar quais as interferencias da gestao da (in)disciplina no rendimento academico dos discentes, como os psicologos de outros estados gerenciam a (in)disciplina e compartilham essa experiencia de gestao.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE