PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS
DATA: 27/09/2017
HORA: 15:00
LOCAL: LLP do PPGOA
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Tecnologias de informação e comunicação. Educação. Ensino Médio. Produção Científica.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O presente estudo tem como escopo Analisar o uso e a apropriacao das tecnologias de informacao e comunicacao (TIC) no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Medio presente nas teses e dissertacoes em Educacao do Brasil. Essas tecnologias vem revolucionando os tradicionais metodos de ensino, ao oferecer novas possibilidades e opcoes de ampliar os conhecimentos, tornando-se uma ferramenta imprescindivel sob todos os aspectos relacionados ao tema em foco. As tecnologias de informacao e comunicacao trazem novas possibilidades e ampliam as formas de adquirir conhecimento e proporcionam melhorias na qualidade de ensino, em qualquer nivel. De maneira abrangente, e possivel inferir que nesse novo cenario do ensino, as TIC podem transformar qualquer ambiente em espaco de conhecimento, bastando para isso que se tenham disponiveis os meios fisicos necessarios e acesso a internet. Nao obstante esses avancos, e detectado, ainda, em muitas escolas publicas, um lento progresso no que se refere a implementacao, adaptacao e aproveitamento dessas novas tecnologias no que tange o seu uso no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa pautada na pesquisa bibliografica para construcao do corpus e na analise de conteudo sob a perspectiva de Bardin e Franco para compreender as contribuicoes do uso de tecnologias de informacao e comunicacao (TIC) no Ensino Medio registradas na producao cientifica em educacao no Brasil. Com base na analise de conteudo do corpus da pesquisa, conclui-se que as teses e dissertacoes que tratam acerca do uso das TIC no processo de ensino-aprendizado no ensino medio presentes na producao cientifica analisada sao relevantes para repensar o uso que se faz das TIC. Evidencia que a tecnologia na escola nao significa apenas informatiza-la ou informatizar professores e alunos, ela tem que configurar-se como uma ferramenta a servico da aprendizagem. Assim, os resultados transparecem a incerteza ainda presente na realidade do ensino medio brasileiro quanto se a utilizacao das TIC vai ou nao auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem, o que demonstra ainda a imprecisao quanto ao seu uso no ambiente escolar. Portanto, considerando a realidade das escolas publicas de ensino medio, retratada nas teses e dissertacoes analisadas, pode-se afirmar que ha urgencia para a efetivacao plena dessas tecnologias nas unidades escolares, de modo que possam ser amplamente utilizadas por professores e alunos, evitando-se prejuizos, em decorrencias da nao utilizacao desses recursos tecnologicos de grande importancia para o ensino-aprendizagem
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL