PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DOS SANTOS PEDRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO DOS SANTOS PEDRO
DATA: 07/12/2017
LOCAL: CE - MPGOA - Laboratório das Linhas de Pesquisa
TÍTULO: Competências Gerenciais dos Gestores Acadêmicos da UEPB: um Estudo a partir das Autopercepções e das Percepções dos Técnicos Administrativos Subordinados
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Pessoas. Gerentes. Competências Gerenciais.
RESUMO: Gerentes exercem um papel extremamente importante para o funcionamento do sistema organizacional, pois como resultado de sua atuação, estratégias formuladas nos níveis diretivos superiores são desdobradas para os níveis táticos e implementadas por meio das ações operacionais. Assim, o gerente é a pessoa responsável pela supervisão do uso dos recursos de uma organização para que ela atinja seus objetivos. Dessa forma, enquanto mobilizam os recursos organizacionais, os gerentes de todos os níveis sofrem pressão considerável para aumentar o nível de desempenho de suas organizações. Destarte, esta pesquisa objetivará estudar as competências gerenciais dos Gestores Acadêmicos da UEPB, a partir das autopercepções e das percepções dos técnico-administrativos subordinados. Como objetivos específicos buscar-se-á identificar as percepções dos Gestores Acadêmicos acerca das competências gerenciais; identificar as percepções de técnico-administrativos subordinados acerca das competências gerenciais dos Gestores Acadêmicos; e verificar as lacunas de competências gerenciais em Gestores Acadêmicos. A investigação ocorrerá na Universidade Estadual da Paraíba, cuja amostra será do tipo não probalística composta por servidores técnico-administrativos e docentes em cargos de gestão. O estudo será de natureza exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa quanto ao tratamento dos dados, com aplicação de questionários estruturados de autoavaliação e heteroavaliação, cuja medição ocorrerá a partir de uma escala tipo Likert de cinco pontos. Com a realização da pesquisa, espera-se formular um diagnóstico da percepção geral dos subordinados e dos próprios gestores, a fim de que sejam identificados os pontos fortes e possíveis lacunas de competências gerenciais nesses líderes – possibilitando, dessa forma, mapear as competências gerenciais dos gestores e subsidiar um possível plano de desenvolvimento de competências gerenciais no âmbito da organização.
Presidente - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO