PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA RIBEIRO COUTINHO ROLIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA RIBEIRO COUTINHO ROLIM
DATA: 07/12/2017
LOCAL: Sala de reuniões da Clinica Escola de Psicologia- CCHLA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES: recortes de uma prática em uma instituição federal de ensino superior.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento de pessoas. Capacitação. Organizações aprendentes. Aprendizagem organizacional. Serviço público.
RESUMO: A temática das organizações aprendentes vem sendo bastante explorada, no contexto da academia, das organizações públicas e das organizações privadas na contemporaneidade. O estudo em epígrafe trata de forma exploratória das políticas e práticas de desenvolvimento de pessoas (servidores) no contexto do serviço público e possíveis relações com a perspectiva das organizações aprendentes, de onde indaga-se: quais as políticas e práticas de desenvolvimento de pessoas (servidores) de uma instituição federal de ensino? Quais as possíveis relações e nortes dessas políticas e práticas de desenvolvimento de pessoas (servidores) com a perspectiva das organizações aprendentes? Por ser um problema complexo e bastante atual, busca-se contribuir para o desenvolvimento do referido tema. O interesse por esse estudo deve-se ao fato das organizações, públicas e/ou privadas, e as pessoas (servidores, trabalhadores), no contexto dessas organizações, virem enfrentado um ambiente de incertezas, cada vez mais complexo, em que o conhecimento adquirido no passado não é mais suficiente para solucionar os problemas atuais. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento de pessoas (servidores) de uma IFES: políticas, plano, práticas, metas e possíveis relações com a perspectiva das organizações aprendentes. Como objetivos específicos, tem-se: a) descrever e analisar os Planos de Capacitação dos servidores de uma IFES – exercício 2016/2017; b) descrever os relatórios de avaliação dos Planos de Capacitação do exercício 2016/2017 e anteriores; c) descrever os significados sobre desenvolvimento de pessoas, plano e práticas de capacitação na IFES estudada, elaborados pelos servidores que participam da operacionalização dos referidos Planos de Capacitação da instituição; d) Descrever as possíveis relações do desenvolvimento de pessoas (servidores) e a perspectiva das organizações aprendentes no contexto do serviço público federal. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho qualitativo. Configura-se como um estudo de caso, com aplicação de análise documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temática, trabalhado à luz da perspectiva das organizações aprendentes.
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Externo ao Programa - 1453073 - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA