PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: DANUTA CAROLINA DAS NEVES CORREIA

DISCENTE: DANUTA CAROLINA DAS NEVES CORREIA
DATA: 23/02/2018
LOCAL: PPGOA - Sala de Reunião
TÍTULO: NUANCES DA AÇÃO GESTORA NA EDUCAÇÃO JESUÍTICA: ANÁLISE DO RATIO STUDIORUM
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Ratio Studiorum. Gestão Escolar. Companhia de Jesus
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho centra-se no Metodo Pedagogico dos Jesuitas e na pratica gestora contida nas regras que compoem o Ratio Studiorum, sob a perspectiva da memoria, com o intuito de compreender a educacao e a formacao dos integrantes da Companhia de Jesus. Esse manual pratico com 467 regras, na sua ultima versao em 1599, inclui os atuantes vinculados ao ensino cujos elementos mais importantes de seu conteudo abrangem a administracao, o curriculo e a metodologia. Com base em uma reflexao teorica e nos dados coletados sobre essa tematica, sao discutidas algumas das mediacoes que ainda parecem se estabelecer em pratica gestora, na perspectiva do Ratio Studiorum. A analise de dados tem como base o metodo hermeneutico, considerando que a possibilidade compreensiva da hermeneutica permite que a educacao se torne esclarecida para si mesma em suas proprias bases de justificacao, por meio do debate a respeito das racionalidades que atuam no fazer pedagogico. Apos a realizacao da heuristica, ou seja, a pesquisa das fontes e documentos historicos, seguiu-se a interpretacao das informacoes coletadas. O percurso metodologico e de cunho qualitativo e exploratorio, abrangendo a pesquisa bibliografica para a sistematizacao e analise do arcabouco legal e teorico da administracao/gestao escolar nos tempos dos primeiros colegios jesuitas, que tinham o Ratio Studiorum como depositario maior de normas e preceitos educacionais no Seculo XVI. Essas observacoes nos fazem acreditar que o Ratio Studiorum e de suma importancia para a memoria da gestao e da educacao, e que o metodo pedagogico dos jesuitas possibilita a compreensao de aspectos importantes da organizacao dos colegios da Companhia de Jesus. Alem de apresentar orientacoes sobre a metodologia e o conteudo a ser trabalhado nos cursos, o documento trata da responsabilidade de cada membro do colegio. compreendemos o Ratio Studiorum como um caminho que nos possibilita a encontrar o sentido de uma existencia educacional, que foi capaz de conduzir toda uma Congregacao durante decadas. Na pedagogia jesuitica a instrucao e a educacao seguiam juntas, no entanto nao devemos desconsiderar esses processos como estritamente religiosos e que se utiliza do ensino para promover a verdadeira religiao. Nossa pesquisa evidentemente nao encerra tudo o que pode ser extraido do Ratio Studiorum, trata-se apenas de um somatorio as outras que tambem tem o Ratio como objeto de estudo, podendo servir como orientacao a novos trabalhos e apresenta ainda muitas nuances e olhares. Enfatizamos a nuance da gestao, mas podem-se analisar outros aspectos desse documento. Consideramos, por fim, que o Ratio Studiorum e um campo com muito potencial de estudos e que ainda tem muito a contribuir para o conhecimento da memoria, da gestao e da educacao.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND