PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: LUCIANA CABRAL DA CRUZ

DISCENTE: LUCIANA CABRAL DA CRUZ
DATA: 19/06/2018
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO: um estudo aplicado no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - Campus I
PALAVRAS-CHAVES: Competência em informação. Secretário. Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Ao longo dos anos a informacao passou a ser reconhecida como elemento chave em todos os segmentos da sociedade. Sua importancia e tao grande que se manter informado tornou-se fundamental para manter-se atualizado e em sintonia com o mundo. O desenvolvimento das Tecnologias de Informacao nao so contribuiu para o surgimento deste novo conceito de sociedade como tambem trouxe consigo o aumento do fluxo de informacao em suas diferentes fontes. O atual cenario apresenta complexidades e exige novas habilidades de acesso e uso da Informacao, entre essas habilidades estao as competencias em informacao. A partir desta realidade, o presente estudo objetivou analisar os aspectos das competencias em informacao que contribuem para propiciar o efetivo acesso e uso da informacao para o profissional de secretariado em suas demandas profissionais. O estudo foi aplicado com os secretarios do Centro de Ciencias Medicas do Campus I da Universidade Federal da Paraiba. O presente estudo tambem, identificou as fontes de acesso a informacao utilizada pelos profissionais de secretariado do CCM/UFPB; observou de que maneira os profissionais de secretariado fazem uso das informacoes adquiridas em suas relacoes de trabalho; mapeou as categorias de fontes e usos da informacao pelos profissionais de secretariado e sugeriu um programa de desenvolvimento de competencias que podem contribuir para aprimorar o acesso e uso da informacao. Em termos metodologicos, tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratoria e descritiva, delimitada pelas abordagens qualitativa e quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista estruturada. Com o resultado da pesquisa constatou-se que os secretarios recebem diversas informacoes e nem todas sao uteis para suas demandas profissionais, as informacoes recebidas nao sao suficientes para execucao de suas tarefas e eles sempre recorrem a outras fontes de busca de informacao. Com a conclusao da pesquisa espera-se ter contribuido para evidenciar a importancia da competencia em informacao, uma vez que essa competencia e um campo relativamente novo e em expansao no Brasil e possibilitar, tambem, que a teoria se alie a pratica no exercicio de suas atividades para o profissional do secretario.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS