PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MATEUS LINS DE OLIVEIRA

DISCENTE: MATEUS LINS DE OLIVEIRA
DATA: 21/06/2018
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal: uma análise à luz da metodologia Common Assessment Framework - CAF
PALAVRAS-CHAVES: Governo Eletrônico. Comunicação Digital. Portal Institucional. Gestão da Qualidade. Common Assessment Framework.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar se os interagentes dos sites da UFPB estao identificando as premissas da Identidade Padrao de Comunicacao Digital do Governo Federal (IDG) nos sites institucionais da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) que adotaram esta Identidade. A IDG e um conjunto de diretrizes, orientacoes, padroes e modelos criados pela Secretaria Especial de Comunicacao Social da Presidencia da Republica (SECOM) que sao utilizados nos sites do Governo Federal, seja da administracao direta ou indireta. Na UFPB este modelo foi adotado em 2015 e ja conta atualmente com mais de 290 paginas desenvolvidas pela Superintendencia de Tecnologia da Informacao (STI). Como recorte no objeto de pesquisa sera analisado o siteda Pro-Reitora Assistencia e Promocao ao Estudante (PRAPE) e o da Pro-Reitora de Extensao e Assuntos Comunitarios (PRAC). Para tanto sera avaliado a percepcao e o desempenho na visao dos interagentes divididos em tres categorias: os discentes que navegam no site da PRAPE, a comunidade externa que frequenta a UFPB, mas nao possui nenhum tipo de vinculo com a instituicao, mas acessaram o site da PRAC e os conteudistas que realizam as postagens dos conteudos e atualizam as respectivas paginas web. Metodologicamente, esta pesquisa tem uma abordagem quantitativa classificada como do tipo exploratoria e bibliografica. A coleta de dados sera realizada atraves de questionarios fechados aplicados aos interagentes dos respectivos sites.Por sua vez, a analise de dados sera norteada por um instrumento de autoavaliacao de Gestao da Qualidade Total da Administracao Publica, a Common Assessment Framework (CAF), em sua versao adaptada ao setor de educacao e com recorte em tres criterios: o criterio 6, que sao os resultados orientados para o aluno, o criterio 7 que sao os resultados das pessoas e o criterio 8 que sao os resultados da responsabilidade social.
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND