PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: CLERISTON CAVALCANTI CAMPOS

DISCENTE: CLERISTON CAVALCANTI CAMPOS
DATA: 18/06/2018
LOCAL: PPGOA - Sala de Reunião
TÍTULO: Para além dos marcos regulatórios: a assistência estudantil no Colégio Agrícola "Vidal de Negreiros", mares nunca antes navegados.
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil. Evasão escolar. Ensino Médio. Colégio Agrícola Vidal de Negreiros.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Sao crescentes e variadas as demandas dos discentes, assim como a propria heterogeneidade das relacoes sociais estabelecidas na sociedade e expressas no interior da instituicao. Para se compreender os processos que envolvem a educacao basica, como, por exemplo, a evasao escolar, que em 2015 atingiu 12,3% dos matriculados no ensino medio publico, e necessario discutir a questao da permanencia dos estudantes na vida academica e a assistencia estudantil que se disponibiliza a esta modalidade de ensino. Diferentemente do ensino superior, que ja se apropriou de uma regulamentacao mais consolidada acerca da assistencia estudantil, a partir do Decreto do PNAES, o ensino medio ainda nao dispoe de um marco regulatorio com tal perspectiva, mas apenas leis gerais esparsas como a Constituicao Federal, a LDB e alguns dispositivos legais acerca de programas suplementares fragmentados. Esta pesquisa objetiva analisar as acoes de assistencia estudantil no ambito do Colegio Agricola Vidal de Negreiros (CAVN), vinculado ao Centro de Ciencias Humanas, Sociais e Agrarias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), no tocante a evasao escolar de seus discentes. O trabalho investiga ainda o perfil e as demandas dos estudantes ao ingressar no ensino medio profissionalizante presencial e descreve as perspectivas dos gestores sobre a efetivacao e consolidacao de um programa interno de assistencia estudantil. Trata-se de uma pesquisa, prioritariamente de abordagem qualitativa, mas tambem com o uso de subsidios quantitativos, tipificada como exploratoria e documental, com a utilizacao do estudo de caso, pois se trata da realidade de uma instituicao singular. A coleta de dados se da por meio de entrevista semiestruturada com os gestores do CAVN e questionario para os alunos atendidos nas acoes de assistencia estudantil, matriculados em cursos tecnicos integrados ao ensino medio presencial. Essa e uma iniciativa cuja metodologia e processos podem servir de base a realizacao da investigacao de como a assistencia estudantil se efetiva no ambito do CAVN para alem dos marcos regulatorios. Relacionando as respostas dos gestores, em entrevistas semiestruturadas e dos alunos, obtidas por meio da aplicacao de questionarios, bem como os documentos coletados, tem-se o perfil de alunos ingressantes e de alunos que evadem do CAVN. Quanto as acoes de assistencia estudantil, efetivadas no CAVN, pode-se dizer que elas estao relacionadas ao enfrentamento a evasao escolar dos discentes, culminando numa politica de assistencia estudantil. Conclui-se que sao crescentes e variadas as demandas dos discentes, assim como a propria heterogeneidade das relacoes sociais estabelecidas na sociedade e expressas no interior da instituicao.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA