PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: GEISA FABIANE FERREIRA CAVALCANTE

DISCENTE: GEISA FABIANE FERREIRA CAVALCANTE
DATA: 27/06/2018
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Dados bibliográficos como ativo da organização: o caso da Editora UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: dados, big data, SAB, editoras universitárias.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Diante do avanco tecnologico, analises de pesquisa antes impossiveis passam a ser possiveis, como a analise completa de dados, a fim de entender a complexidade real dos fenomenos, dando origem a era do big data. Diante dessa nova janela de oportunidades oferecida pelo big data, dos beneficios oferecidos as organizacoes que o utilizam e da oportunidade de uso, tambem, para a otimizacao de resultados em organizacoes publicas, pergunta-se: o que os dados de emprestimos de livros de um Sistema de Automacao de Biblioteca (SAB) dizem a respeito dos titulos publicados por uma editora universitaria? Dessa forma, caracteriza-se como objetivo geral deste estudo: analisar os dados dos livros publicados por uma editora universitaria, atraves dos dados de livros de um SAB. E como objetivos especificos: a) analisar a producao editorial desta editora universitaria ao longo de sua historia; b) analisar os dados bibliograficos constantes nos liuvros, na Agencia Brasileira de ISBN e no SAB; c) identificar quais areas, assuntos e titulos de maior procura; d) identificar o tempo medio de permanencia do titulo com o solicitante. Pretende-se que os dados resultantes de tal pesquisa possibilitem o dimensionamento da producao editorial da Editora UFPB, bem como a circulacao dos livros desta Editora dentro da sua comunidade academica, colaborando com os insumos necessarios para uma maior efetividade de posicionamento nesta comunidade.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND