PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GRAZIELA TOMAZ BENEVENUTO PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZIELA TOMAZ BENEVENUTO PINTO
DATA: 19/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: LLP/PPGOA
TÍTULO: #GER@ÇÕES: entre Baby Boomers, X e Y e seus (des)encontros nas relações de trabalho no Ministério Público da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Relações de trabalho. Gerações Baby Boomers, X e Y. Comprometimento organizacional afetivo. Satisfação. Intenção de permanecer.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: Com a (re)evolucao cientifico-tecnologica que ancora a sociedade em rede, descortina-se um cenario de transformacoes politicoeconomicas e socioculturais, que perpassa dos mercados emergentes a efetividade nos servicos publicos, (re)dimensionando novas configuracoes profissionais que, na cultura digital, promove/intensifica o convivio entre geracoes no mercado de trabalho. Assim, na contemporaneidade, as organizacoes sao compostas por sujeitos sociais que pertencem a diferentes fases historicas, cujas repercussoes para o trabalho exigem acoes organizacionais condizentes com uma gestao estrategica de pessoas. Nesse aspecto, esta pesquisa buscou analisar os (des)encontros entre as Geracoes Baby Boomers, X e Y no que tange as relacoes de trabalho e suas complexidades no contexto organizacional do Ministerio Publico da Paraiba (MPPB). Em termos metodologicos, trata-se de uma pesquisa de campo, fundada na abordagem quantitativa, do tipo descritiva. O instrumento de coleta de dados foi um questionario fechado, com 28 (vinte e oito) assertivas, aplicado a uma amostra proporcional estratificada de 209 (duzentos e nove) participantes, diante de um universo de 509 (quinhentos e nove) sujeitos que compoem o MPPB, entre membros e servidores efetivos, distribuidos na capital e demais Promotorias de Justica do interior do Estado da Paraiba. O constructo da pesquisa, em termos de coleta/analise de dados, fundamentou-se em tres escalas distintas: a) escala de comprometimento organizacional afetivo; b) escala de satisfacao; e c) escala de intencao de permanecer. Os resultados foram decodificados atraves do software SPSS, utilizando-se dos fundamentos da estatistica descritiva. Alem disso, a estatistica inferencial foi aplicada na realizacao de testes de associacao Qui-Quadrado, teste-t e correlacao de Spearman. Os resultados mostram alto comprometimento organizacional, e forte intencao de permanecer por parte dos sujeitos, independentemente da geracao. Entretanto, quanto a satisfacao no trabalho, pessoas da geracao Baby Boomer parecem mais satisfeitos com seu trabalho no MPPB do que as pessoas das geracoes X e Y. A pesquisa constatou-se que ha mais encontros do que desencontros de comportamentos entre as geracoes estudadas, e propoe o estabelecimento de politicas de Gestao Estrategica de Pessoas no MPPB, com foco nas competencias individuais de membros e servidores, com esforcos para (com)partilhar acoes integradas sobre experiencias/desafios, com solidariedade, entendimento e aprendizagens mutuas entre as referidas geracoes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo à Instituição - ALYSSON ANDRE REGIS OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA LUIZA DA COSTA SANTOS