PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: WILLIAM VIEIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM VIEIRA FERNANDES
DATA: 13/11/2018
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia (CT)
TÍTULO: Effect of minor constituents in alite polymorphs of industrial clinker using bond valence theory (Efeito dos constituintes menores nos polimorfos da alita em clínquer industrial usando a teoria de valência de ligação)
PALAVRAS-CHAVES: clinker, alite, minor constituents, bond-valence (clínquer, alita, constituintes menores, valência de ligação)
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: A industria de cimento deve reduzir cerca de 40% das emissoes de carbono de acordo com as politicas ambientais, considerando o cenario original. A substituicao do combustivel e de simples implementacao para a industria, em comparacao com outras opcoes. No entanto, foram observadas alteracoes nas propriedades do clinquer devido a incorporacao de constituintes menores provenientes de combustiveis alternativos. Nao ha metodos estabelecidos para avaliar o efeito da presenca simultanea de constituintes menores dentro das fases do clinquer. A teoria da valencia de ligacao (VL) pode ser util para este proposito. O RMSD e MAE da diferenca entre a soma das VL (SVL) dos sitios de calcio e sua carga foram calculados para alguns modelos estruturais de polimorfos da alita. Sitios cristalograficos de calcio com desvio de SVL superior ao MAE foram selecionados como possiveis locais de substituicao. Foram calculados os fatores de ocupacao de ions externos possivelmente presentes. Foram coletadas 190 amostras de clinquer, produzidas em forno industrial rotativo, utilizando coque de petroleo como combustivel do forno, homogeneizadas (2 kg), moidas em moinho Herzog HSM 100P com discos de carboneto de tungstenio e peneiramento total (38 µm). Eles foram analisados por WDS-FRX usando um equipamento PANalytical ™ Axios Max, antes de serem fundidos em discos de platina (1100 ± 10° C) usando uma mistura de tetraborato de litio e metaborato de litio. Seis amostras foram selecionadas (MgO e SO3 variando entre 2,78% a 10,1%, e 0,48% a 1,85% em peso, respectivamente) para analise detalhada atraves de DRX do po de alta resolucao na linha de luz Sincrotron I11 no Diamond Light Source no Reino Unido, por geometria de transmissao, λ = 0,825258 A, usando 5 detectores MAC e acondicionados em capilares de borosilicato de 0,5 mm de diametro. As mesmas amostras tambem foram analisadas por radiacao Cu-Kα em um difratometro Bruker D2 Phaser, equipado com Linxeye PSD, usando um porta amostra de silicio de zero background, intervalo de 5° a 70° 2θ, tamanho de passo de 0,01°, velocidade de rotacao de 15 min-1 e 1 seg/passo. As pastas de 4 amostras selecionadas foram analisadas atraves de DRX de luz sincrotron durante as primeiras 6h de hidratacao, carregadas em porta amostra e cobertas com filme de kapton para evitar a desidratacao, usando geometria de reflexao. Foi feita analise quantitativa de fazes por Rietveld dos dados do DRX usando o software TOPAS V4. Foram coletadas imagens SEM-BSE de 6 secoes polidas de amostras de clinquer industrial. A analise de EPMA foi feita usando uma equipamento Cameca SX100, equipado com cinco espectrometros verticais de cristal e um analisador de energia dispersiva PGT Spirit. Os calculos da SVL foram capazes de identificar provaveis sitios preferenciais em modelos de estruturas cristalinas. Foi obtido um modelo estrutural revisado do polimorfo M1 da alita com novas coordenadas atomicas. A influencia de constituintes menores nas fases de clinquer de cimento Portland produzido industrialmente foi confirmada, com o efeito resultante sobre as primeiras horas de hidratacao.
Presidente - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES
Interno - 6338008 - ANTONIO FARIAS LEAL