PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: DIEGO VALOIS DA MOTA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO VALOIS DA MOTA RIBEIRO
DATA: 04/12/2018
LOCAL: Bolo de noiva do CT, 2o andar, sala do PPCEM
TÍTULO: PROPRIEDADES E CARACTERIZACAO DE NANOESTRUTURAS POLIMERICAS PARA REVESTIMENTO EM FRUTAS
PALAVRAS-CHAVES: NANOPARTICULAS; QUITOSANA; REVESTIMENTO; ZEINA.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: A integridade dos alimentos e um fator primordial na comercializacao destes produtos. O investimento da industria aumenta quando o assunto e conservacao de alimentos, portanto tornando relevante a pesquisa e o desenvolvimento de revestimentos que promovam uma protecao natural como preservacao da qualidade dos alimentos. Vale ressaltar que alguns materiais sao incorporados na tecnologia de alimentos a fim de manter a qualidade original, por isso a proposta de usar a quitina, um material obtido do exoesqueleto dos moluscos, considerada importante para a economia e sustentabilidade como tambem na biologia e areas afins. Para extracao desse polimero da sua materia-prima e necessario aplicar um processo quimico que envolve etapas de desmineralizacao e desproteinizacao com solucoes acidas. Ao aplicar outro processo quimico na quitina, a desacetilacao, consegue-se obter a quitosana, polimero importante por suas funcoes biologicas. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver metodos de extracao de whiskers de quitosana a partir da quitina e caracterizar quanto a sua morfologia e propriedades quimica, termica e biologica, como tambem incorporar em revestimentos de zeina para a vida util da goiaba (Psidium guajava L.). Foram obtidos whiskers de quitosana partindo da quitina comercial sob tratamentos diferentes, determinadas por AFM, DRX, FTIR, TGA, DSC e tamanho de particulas, enquanto as caracteristicas biologicas foram determinadas por meio da inibicao microbiologica de quatro especies de Coletotrichum. Na sintese do revestimento de zeina tambem foi adicionado whiskers de quitosana para a avaliacao das caracteristicas termicas e mecanicas. O revestimento foi aplicado ao fruto para verificacao de parametros de qualidade como valor de solidos soluveis totais, pH e porcentagem de perda de massa, alem de inspecao visual. Por fim, para verificar a atividade biologica dos whiskers de quitosana foi avaliado sua atividade contra duas especies de Colletotrichum, causadores da antracnose em frutos tropicais. A obtencao de whiskers fez o material se apresentar mais cristalino quando comparado com a sua forma integra, como tambem mais resistente a temperatura. Pode-se afirmar que foram formadas particulas nanometricas em forma de whiskers, visto que foi definido tamanho medio de 350 nm. A sintese para obtencao de estruturas nanometricas da quitosana foi eficiente na inibicao de quatro especies de Colletotrichum, porem o indice se apresentou menor quando comparamos com o controle e com a literatura ao utilizar aditivos em quitosana. Os resultados deste estudo mostraram que foi possivel obter whiskers de quitosana por meio da hidrolise acida da quitina comercial, alem disso pode-se obter tamanho de particulas de forma variada com o controle da variavel tempo em nossas extracoes. Os whiskers de quitosana apresentaram atividade de inibicao para quatro especies de Colletotrichum, preservando a atividade contra a antracnose em alimentos. No revestimento de zeina, a aplicacao dos whiskers de quitosana promoveu maior resistencia termica. A superficie do revestimento mostrou que ao incorporar os whiskers, apresentou maior espessura e rugosidade. Pelas caracteristicas avaliadas deste material e possivel concluir a possibilidade de aplicacao e aproveitamento de suas propriedades em diversas areas de pesquisa, principalmente em ciencia de alimentos. Por fim, foi verificado que o revestimento preservou todas as caracteristicas de qualidade avaliadas Solidos soluveis, pH, % de massa e integridade da superficie por inspecao visual.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 2061133 - FABIANA DE CARVALHO FIM