PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: IGOR FERRAZ TORRES

DISCENTE: IGOR FERRAZ TORRES
DATA: 26/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA DA OFICINA MECÂNICA
TÍTULO: Lignosulfonatos de sódio e magnésio: Uma avaliação comparativa entre matérias-primas fundamentais para aditivos plastificantes
PALAVRAS-CHAVES: Lignosulfonato. Cimento Portland. Pasta. Concreto. Ensaios microestruturais.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
RESUMO: Motivado pelo baixo custo, os plastificantes a base de lignosulfonatos sao o tipo de aditivos mais consumido mundialmente pela industria do concreto. Diante da disponibilidade plural de tipos de lignosulfonatos, e consequentes variacoes nas caracteristicas quimicas, estruturais e composicionais desses, este estudo avaliou a influencia de aditivos basicos constituidos por lignosulfonatos de sodio (LS-Na) e magnesio (LS-Mg) combinados em diferentes dosagens (0,40 e 0,80%) a dois tipos distintos de cimento: CP II F 40 e CP III 40 RS. Foram conduzidos os seguintes testes: determinacao das curvas de adsorcao, calorimetrias isotermicas em pastas, cinetica de hidratacao por meio de ensaios microestruturais (TG/DTG e DRX) e por fim, aplicacoes em concreto – comparacao de propriedades obtidas no estado fresco (reducao de agua, perda de abatimento, teor de ar incorporado) e endurecido (resistencias a compressao e tracao por compressao diametral, modulo de elasticidade). Os resultados obtidos demonstraram claramente que houveram diferencas no desempenho de cada lignosulfonato, influenciado especialmente por caracteristicas intrinsecas tais como o teor de acucares, massa molar e conteudo de sulfatos livres. Fica evidente para a cadeia da industria de aditivos para concreto a importancia da otimizacao por meio da escolha adequada e especifica de tipos de lignosulfonatos como materia-prima.
Presidente - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES
Interno - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO