PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: GABRIELLY DE LUCENA TIBURTINO

DISCENTE: GABRIELLY DE LUCENA TIBURTINO
DATA: 25/02/2019
LOCAL: LSR
TÍTULO: Influência da solidificação direcional nas propriedades mecânicas de uma liga Cu-Al-Be-Nb-Ni com memória de forma.
PALAVRAS-CHAVES: Profundidade remanescente; Superelasticidade, Solidificação direcional.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: As ligas com memoria de forma (LMF) policristalinas a base de cobre apresentam limitacoes em muitas aplicacoes potenciais devido a sua baixa superelasticidade, baixa plasticidade e baixa vida util em fadiga, e sao susceptiveis a trincas intergranulares. Para contornar esta situacao, nos ultimos anos, a producao de LMF a base de cobre via processo de solidificacao direcional, tem atraido o interesse de muitas pesquisas. Entretanto, as ligas com graos colunares produzidas por solidificacao direcional apresentam uma estrutura fortemente anisotropica, com morfologia reta e paralela a direcao de solidificacao. E crescente tambem o interesse em aplicar a tecnica da nanoindentacao para avaliar o comportamento superelastico das ligas com memoria de forma. Esta tecnica pode ser usada para investigar pequenos volumes de material e, portanto, pode ser usada para estudar variacoes locais na resposta mecanica Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar, atraves de ensaios de indentacao instrumentada, a influencia da direcao de solidificacao no modulo de elasticidade, dureza e superelasticidade de uma liga Cu-Al-Be-Nb-Ni produzida por solidificacao direcional. Os resultados demonstraram que a superelasticidade, a profundidade remanescente, o modulo de elasticidade e a dureza DHV1 sao fortemente dependentes da direcao de aplicacao da carga em relacao a direcao de solidificacao, ou seja, a liga apresentou um comportamento anisotropico para suas propriedades mecanicas. Alem disso, foi verificado que a superelasticidade e a profundidade residual, para todas as direcoes de solidificacao, sao dependentes da carga aplicada e do numero de ciclos de indentacao.
Presidente - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1321285 - TIBERIO ANDRADE DOS PASSOS