PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIVÂNIA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIVÂNIA FERREIRA DA SILVA
DATA: 22/03/2019
LOCAL: Sala do PPCEM do bolo de noiva
TÍTULO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAL, ELÉTRICA E MAGNÉTICA DOS SEMICONDUTORES MAGNÉTICOS DILUÍDOS PRODUZIDOS PELO MÉTODO PECHINI UTILIZANDO A MATRIZ ZnO DOPADA COM COBALTO, EURÓPIO E SAMÁRIO EM DIFERENTES SISTEMAS
PALAVRAS-CHAVES: Semicondutores Magnéticos Diluídos, Pechini, Óxido de Zinco, Metais de Transição, Terras raras.
RESUMO: O armazenamento de informações é feito por meio de gravações magnéticas em hard disks, fitas magnéticas ou discos magnetos-ópticos e neste processo o spin do elétron tem uma importância fundamental, com a manipulação destes elétrons na condição de controle feitos por materiais semicondutores. É neste contexto que se justifica este trabalho como uma forma de progresso em se combinar propriedades semicondutora e magnética por meio da dopagem com metais de transição ou terras raras, com o intuito de estudar os efeitos nas respostas elétrica e magnética quanto a produção de dipolos magnéticos na matriz semicondutora de óxido de zinco (ZnO), formando assim os semicondutores magnéticos diluídos (SMDs). O presente trabalho apresenta a síntese, a caracterização e o estudo das propriedades estrutural, elétrica e magnética de uma matriz semicondutora a base de ZnO dopada com metal de transição (cobalto) e terras raras (európio e samário) em diferentes sistemas, visando possivelmente aplicações em dispositivos spintrônicos. Inicialmente foram produzidos pós pelo método Pechini nas proporções dos dopantes de (1; 2; 3; 3,5; 4; 10; 20; e 30% em mol) e posteriormente foi selecionadas amostras com melhores porcentagens com base nos melhores resultados das respostas magnéticas, após a análise escolheu-se as amostras com as porcentagens de (4, 20 e 30% em mol) dos dopantes cobalto (Co), európio (Eu) e samário (Sm) em diferentes sistemas para as demais caracterizações. Após a seleção foram produzidas pastilhas prensadas e sinterizadas na temperatura de aproximadamente 900ºC em forno micro-ondas. Foram realizadas as caracterizações: difração de raios x (DRX), espectroscopia na região do ultravioleta visível (UV-Vis), fluorescência de raios x (FRX), magnetometria de amostra vibrante (VSM) e impedância elétrica. Pretende-se realizar também microscopia eletrônica de varredura (MEV) e determinação da área superficial específica (BET). Com os resultados da análise por DRX foram identificadas as fases cristalinas características do ZnO e a presença de segunda fase do óxido de európio (Eu2O3) e do óxido de samário (Sm2O3). Os resultados de medidas magnéticas mostraram que o material é ferromagnético e à medida que se aumenta o campo coercitivo (Hc) ele vai se tornando paramagnético, exceto para os sistemas com Sm que não se torna paramagnético com aumento de Hc. Os resultados elétricos de UV-vis foi possível identificar o band gap característico de uma matriz semicondutora ZnO.
Presidente - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO