PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: RUBENS MAX DA SILVA VIEIRA

DISCENTE: RUBENS MAX DA SILVA VIEIRA
DATA: 05/07/2019
LOCAL: Sala da Oficina Mecânica
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM FIBRAS NATURAIS E DE AÇO POR MÉTODOS NÃO-DESTRUTIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Compósito, concreto, fibra de aço, fibra de basalto, ultrassom, frequência ressonante, NDT.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: O concreto e um material complexo com baixa capacidade de deformacao, especialmente quando submetido a tracao. O uso de fibras no concreto visa suprir tal deficiencia e conferir melhores propriedades mecanicas ao composito, alem de influenciar no modo de ruptura. Em situacoes de cargas excessivas e aparecimento de trincas o comportamento do material pode passar de "semi-fragil" para ductil dando tempo para acoes corretivas de engenharia. Este trabalho teve por objetivo analisar, atraves de metodos nao destrutivos, o desempenho do concreto com diferentes fibras (naturais e aco) frente a danos progressivo. Para isto foram analisados parametros de resistencia mecanica, reologia, compacidade, propriedades modais, modulo elastico dinamico e sua degradacao progressiva. Fibras de basalto (chopped fibers) e de fibras de aco (com ancoragem) foram adicionadas ao concreto com fracao volumetrica de 0,50%, e no mesmo traco de um concreto de referencia (1:1,40:2,80:0,50). Corpos de prova prismaticos (15x15x50cm) foram submetidos a flexao de 4 pontos (NBR 12.142) em quatro estagios de carga e descarga, sendo caracterizados segundo a frequencia ressonante (Fress) e velocidade de pulso ultrassonico (VUP) em cada estagio. Os resultados mostram que a adicao das fibras impacta diretamente a reologia de cada mistura, sendo a fibra de basalto a que apresentou comportamento mais distinto, com elevada coesao. Esta tambem apresentou melhor resistencia especifica comparada as amostras com fibras de aco. Quanto ao dano progressivo, foi observado que a Fress e a VUP sofreram, em geral, diminuicoes com o avanco do dano, corroborando com o modulo elastico dinamico que apresentou evidente tendencia linear decrescente. Os ensaios mostraram-se eficientes para detectar o grau de dano da amostra de forma nao-destrutiva, e com a VUP foi possivel perceber efeitos acustoelascitos em diferentes regioes do concreto.
Presidente - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Interno - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES