PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: BRUNO LEITE RAMALHO

DISCENTE: BRUNO LEITE RAMALHO
DATA: 23/10/2019
LOCAL: Sala da Oficina Mecânica
TÍTULO: Efeito da estrutura de argilo minerais na ocorrência de defeitos em revestimento cerâmico esmaltado
PALAVRAS-CHAVES: Revestimento cerâmico. Contaminação estourada. Caracterização de defeitos. Argilo minerais. Micaxisto. Biotita.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade o estudo de um efeito que ocorre na superfície das peças cerâmicas produzidas na unidade radicada no estado do Rio Grande do Norte (RN). O defeito, que foi denominado internamente como “contaminação estourada”, quando em baixa quantidade e não visível a um metro de distância, pode ser tolerado. Entretanto, ocasiona a perda de qualidade do produto acabado, pois apresenta pequenos furos rasgados. Esse problema é de grande relevância para a empresa em questão, pois atualmente tem comprometido a produção de revestimentos cerâmicos da unidade em cerca de 20 a 30%. Nesse sentido, realizou-se, neste estudo, uma investigação aprofundada, com vistas à caracterização de tal defeito para conhecimento dos fatores que o geram e, ainda, a apresentação de uma metodologia para a solução do problema. Para tanto, ancorou-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica com base em estudos anteriores, publicados em meio impresso ou virtual, bem como em ensaios laboratoriais em amostras de materiais, possíveis contaminantes dos produtos cerâmicos fabricados pela citada empresa. Os achados da pesquisa apontam que o defeito é ocasionado pela presença de Micaxisto, do tipo Biotita, presente na jazida daquela unidade fabril.
Presidente - 027.675.024-10 - ANDRESSA DE ARAUJO PORTO VIEIRA - UFPB
Interno - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES