PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE DANTAS MUNIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE DANTAS MUNIZ
DATA: 16/12/2019
LOCAL: SALA DO LABEME
TÍTULO: COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM RESÍDUOS DE SIDERURGIA E DE FIBRAS DE PIAÇAVA
PALAVRAS-CHAVES: Compósitos, construção civil, viabilidade técnico-econômica, sustentabilidade.
RESUMO: As fontes de recursos naturais usadas nos setores produtivos de base da economia, que são extraídas em volumes significativos, dão sinais de exaustão ao redor do mundo, o que leva a necessidade da busca de desenvolver materiais que possam desempenhar propriedades semelhantes aos convencionais e também prover destinação adequada aos resíduos gerados. Desta forma, o aproveitamento de resíduos da siderurgia, como o pó de aciaria elétrico, assim como o uso de sobras da produção de produtos florestais não madeireiros como as aparas de piaçava, podem ser possível alternativa para setores diversos da economia, como a construção civil e a agricultura, na forma de co-produtos para produção de revestimentos de parede em áreas internas e externas. Para a análise da viabilidade técnico-econômica do uso destes resíduos, foram realizadas as caracterizações de DRX, FTIR, MEV, granulometria, densidade e TGA nos dois resíduos. Para a caracterização dos compósitos, os resíduos foram incorporados em matriz polimérica de resina epoxídica e foram executados os ensaios de dureza Shore, impacto Izod, flexão em 3 pontos, tração, compressão e abrasão. Os resultados obtidos indicam uma excelente interface promovida entre os resíduos e a resina, garantindo excelente molhabilidade e moldabilidade do compósito em volumes de geometria complexa. Observa-se que o tamanho ideal de grão para trabalhar com a resina é inferior ao correspondente da peneira 200, de forma que as concentrações de tensão no material possam ser distribuídas de forma mais isotrópica. Destaca-se o percentual de metais pesados no PAE, indicando que seu uso requer cuidados no procedimento de mistura para não gerar contaminações ao usuário. No entanto, seu aproveitamento traz benefícios ao retirar um resíduo classe I do meio ambiente e aplica-lo em processo industrial de alto valor agregado. Os resultados indicam que o uso de partículas de fibra e de PAE geram distribuição isotrópica de tensões, fazendo com que se tenha uma capacidade de absorção considerável de energia ao longo da área superficial ocupada. Outro fator relevante está nas propriedades mecânicas dos compósitos híbridos, cuja mistura dos componentes promoveu ganhos na resistência à abrasão em comparação com as misturas de referencia.
Externo à Instituição - EDVALDO AMARO SANTOS CORREIA
Interno - 2061133 - FABIANA DE CARVALHO FIM