PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: JOSE ELIAS DOS SANTOS FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ELIAS DOS SANTOS FILHO
DATA: 23/03/2020
LOCAL: Sala do PPCEM - Bloco multimídia do CT
TÍTULO: Modelo Analítico de Microssegregação na Solidificação de Ligas Binárias Considerando o Efeito Soret
PALAVRAS-CHAVES: Microssegregação; Efeito Soret; Solidificação; Modelagem Matemática; Termodinâmica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: Atualmente os modelos matemáticos aplicáveis à simulação numérica de solidificação de ligas metálicas, em sua maioria, desprezam a termodifusão. Porém, alguns trabalhos têm surgido indicando haver influência detectável deste efeito em condições específicas. Carece-se, porém, de estudos mais abrangentes, no intuito de mapear as condições em que o efeito da termodifusão passa a ser importante para a microestrutura resultante de solidificação. Nesta tese, um modelo matemático foi proposto para microssegregação durante a solidificação de uma liga binária incluindo o efeito Soret. Um volume de controle micrométrico foi definido entre dois braços de dendritas semelhantes ao modelo de Gulliver- Scheil. Ao contrário do sistema fechado de Gulliver e de Scheil, no presente trabalho, o soluto difunde-se através da fronteira do sistema acionado por gradiente térmico. Equações para difusão térmica e de soluto, em regime transiente, juntamente com um conjunto de hipóteses, constituíram o presente modelo e foram resolvidas analiticamente. Nosso resultado permite uma análise direta da relevância da contribuição da termodifusão para a microssegregação durante a solidificação de uma liga binária.
Presidente - 1173328 - ROMULO ADOLFO HERINGER FERREIRA
Interno - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA