PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO PADILHA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTONIO PADILHA JUNIOR
DATA: 16/12/2020
LOCAL: CEAR
TÍTULO: Avaliação do potencial de uma metodologia integradora de múltiplos parâmetros com foco na minimização da pegada de carbono em projetos de mistura de concreto
PALAVRAS-CHAVES: Projeto de Misturas de concreto, múltiplos parâmetros, pegada de carbono.
RESUMO: A preservação do meio ambiente tem se tornado tema de diversas discussões nas últimas décadas, o homem por ser um agente modificador deste, está intimamente ligado às ações de degradação do meio ambiente. Por esta razão, os processos produtivos industriais estão passando por mudanças com vistas ao desenvolvimento sustentável, com a indústria da construção civil não é diferente, a mesma é tida como uma das que mais gera compostos atrelados ao aquecimento global, como no caso o gás carbônico (CO2). O concreto é referenciado por muitos autores como sendo o material de construção mais utilizado no mundo, atrelado a sua composição temos o cimento, que apenas este é responsável por cerca de 36 % de todo CO2 gerado pelas atividades de construção. Embora estejam em pauta estudos visando a redução do consumo de cimento ou a substituição deste por outros materiais com propriedades equivalentes, os processos de mistura de concreto atualmente utilizados, não levam em consideração a pegada de carbono (eCO2) que é a emissão de carbono equivalente emitida na atmosfera gerada no processo. Este trabalho, analisou diversas metodologias aplicadas nos processos de mistura de concreto, desde processos clássicos até processos refinados e atualizados, com abordagens em processos de empacotamento de partículas. Desta forma, foi proposta uma metodologia de avaliação de misturas de concreto de forma integradora, que agrega múltiplos parâmetros técnicos, econômicos e ambientais, com foco em minimizar a pegada de carbono. Para tal, foram definidas 04 variáveis: Mecânica, Durabilidade, Ambiental e Econômica para implementação do modelo, posteriormente, seguiu-se para as etapas de calibração e validação. Na etapa de calibração, foi escolhido o método do American Concrete Institute para dosagem de misturas de concreto, com resistências variando entre 15 e 40 MPa, slump 100 mm e com variações nos tamanhos dos agregados graúdos e miúdos, desta forma foram obtidas 416 famílias de traços, com estes dados foram computados os custos relativos tomando-se como base uma composição de preço unitário utilizada para concretos usinados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, a pegada de carbono foi calculada a partir da ferramenta OpenLCA com o banco de dados da Ecoinvent 3.7, visando um aperfeiçoamento foram introduzidos conceitos de empacotamento de partículas utilizando métodos clássicos e o método do empacotamento compressível. Para validação do modelo, foram analisadas 148 misturas de concreto com dosagens obtidas de trabalhos da literatura, posteriormente, foram analisadas mais 40 misturas obtidas com uma empresa brasileira de abrangência nacional. Os dados obtidos apontam para um potencial de utilização do modelo integrador de múltiplos parâmetros, na análise de projetos de misturas de concreto, de modo a minimizar a pegada de carbono.
Presidente - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS