PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: RAQUEL RODRIGUES DO NASCIMENTO MENEZES

DISCENTE: RAQUEL RODRIGUES DO NASCIMENTO MENEZES
DATA: 18/01/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/kgh-yjwa-gva
TÍTULO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS DE COMPOSIÇÃO E PROCESSAMENTO NAS PROPRIEDADES DE CORPOS CERÂMICOS OBTIDOS A PARTIR DO RESÍDUO DO POLIMENTO DO PORCELANATO
PALAVRAS-CHAVES: Resíduo do polimento do porcelanato, reutilização, planejamento experimental, variáveis de processamento.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: O estudo de resíduos industriais vem se tornando corriqueiro no meio científico, devido ao descarte inadequado desses materiais, gerando malefícios ao ambiente e a população. Dentre esses resíduos, o resíduo do polimento do porcelanato (RPP) ganha destaque, pela larga escala de fabricação do porcelanato e pelo seu elevado potencial de reutilização. Este trabalho teve como objetivo avaliar variáveis de processamento nas propriedades tecnológicas de corpos cerâmicos a base de RPP, para tanto, foi realizado um planejamento experimental fatorial 23 com repetições no ponto central, variando teor de feldspato adicionado ao RPP (0, 3 e 6%), diferentes pressões de conformação (40, 50 e 60 MPa) e temperaturas de queima (1120, 1150 e 1180°C). As matérias-primas foram caracterizadas por difração de raios X, fluorescência de raios X, análise granulométrica e análise térmica. Foram avaliadas as propriedades tecnológicas dos corpos cerâmicos produzidos, por análises estatísticas dos dados e metodologia de superfícies de respostas, além da análise morfológica, por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados de caracterização indicam que as matérias-primas apresentam características semelhantes às apresentadas em outros estudos científicos, com destaque para o RPP que apresenta uma composição química e mineralógica variada, visto que, é geralmente composto pela formulação do porcelanato e materiais abrasivos procedentes da polidora. Nesse resíduo, foi detectada a presença do carbeto de silício (SiC) que, em condições específicas de temperatura e composição, apresentam reações térmicas que promovem a formação de quantidade elevada de poros no interior das peças cerâmicas. O fator de maior influência, em todas as propriedades estudadas, foi a temperatura de queima, que quando aumentada de 1120ºC para 1180ºC, promoveu um aumento médio de cerca de 150,16% na expansão volumétrica, um aumento médio de cerca de 34,94% na porosidade e uma redução média de cerca de 3,06MPa na resistência mecânica dos corpos cerâmicos. As análises das superfícies de respostas mostram que as regiões que contém valores máximos de expansão volumétrica (variando de 180% a 220%) e porosidade (variando de 60% a 70%) estão situadas em temperaturas variando de 1165ºC a 1180ºC. As regiões de valores máximos de resistência à tração por compressão diametral (variando de 5 a 6MPa) estão situadas em temperaturas abaixo de 1140ºC, aproximadamente. Em geral, o estudo apresenta uma gama de informações que são de suma importância para o aproveitamento de RPP na produção de corpos cerâmicos altamente porosos.
Presidente - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO