PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: THIAGO PERICLES MARTINS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO PERICLES MARTINS FERREIRA
DATA: 23/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kjk-krfv-cja
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE PVOH/NCC REVESTIDOS COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA PARA APLICAÇÃO COMO EMBALAGENS FLEXÍVEIS ATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Nanoparticulas de prata, embalagens ativas, SBSp, reticulação.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Neste trabalho foram sintetizadas nanopartículas de prata (AgNPs) biogênica, a partir de quatro tipos de extratos de plantas oriundas da mata atlântica brasileira e caracterizadas com relação ao tamanho e propriedades antimicrobianas. Os resultados de espalhamento dinâmico de luz (DLS) mostraram que as AgNPs obtiveram os seguintes tamanhos médios de acordo com o extrato utilizado: pereiro (Aspidosperma pyrifolium) – 10 nm, umbaúba (Cecropia hololeuca) – 16 nm, algodão do mangue (Hibiscus pernambucensis) – 20 nm e jurema preta (Mimosa hostilis) – 25 nm. Os testes de CIM (concentração inibitória mínima) demonstraram que as AgNPs sintetizadas possuem propriedades antimicrobianas para E.coli e S.aureus em sua concentração inicial e ao diluí-las em 50%, só as oriundas de pereiro e umbaúba mantiveram sua atividade antimicrobiana. Logo, as AgNPs obtidas do pereiro e umbaúba foram escolhidas para continuidade do trabalho por possuírem menor dimensão e maior atividade antimicrobiana. Paralelamente, foram desenvolvidos filmes de PVOH com 3 % (m/m) de NCC, reticulados com ácido cítrico (AC) e plastificados com glicerol (GL) e avaliadas suas propriedades mecânicas e físicas. A partir da formulação de PVOH/NCC/AC/GL (67/3/27,5/2,5) que obteve simultaneamente melhores propriedades sensoriais, de flexibilidade e resistência mecânica foi avaliado o caráter antimicrobiano do filme com a incorporação das AgNPs obtidas do extrato do pereiro e da umbaúba direto na solução polimerica ou por solution blow spraying (SBSp). Já para o comportamento bactericida do filme, Os filmes com AgNPs aspergida por SBSp obtiveram o mesmo caráter antimicrobiano que aqueles preparados por solução, contendo um teor de prata mais elevado. Logo, a técnica de SBSp mostrou-se mais eficaz para produzir filmes antimicrobianos com teores reduzidos de AgNPs na sua composição.
Interno - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 1855735 - ITAMARA FARIAS LEITE