PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: VERONICA CAVALCANTI MARQUES

DISCENTE: VERONICA CAVALCANTI MARQUES
DATA: 25/02/2014
LOCAL: A definir
TÍTULO: BENEFICIAMENTO POR HIDROCICLONAGEM DE VARIEDADES POUCO NOBRES DE BENTONITAS DE BOA VISTA – PB, VISANDO MELHORIA DE SUAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: bentonita, delineamento de misturas, hidrociclonagem, secagem
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Extração e Transformação de Materiais
RESUMO: Atualmente nos depósitos brasileiros de argilas bentoníticas encontram-se argilas com elevado percentual de frações grosseiras, as quais influem negativamente nas propriedades reológicas de dispersões dessas argilas, impossibilitando seu uso na perfuração de poços de petróleo. Ainda, a utilização de um blending com amostras disponíveis tem sido utilizada industrialmente com sucesso. Assim, o presente trabalho tem por objetivo, e utilizando a metodologia de modelagem de misturas com planejamento em rede simplex centróide com posterior purificação por hidrociclonagem e secagem em spray dryer e em estufa, otimizar as propriedades reológicas de dispersões preparadas com as argilas bentoníticas pouco nobres de modo a obter-se fluidos de perfuração que atendam as exigências da norma EP-1EP-00011-A da Petrobras. Inicialmente, estudou-se o comportamento reológico das argilas Bofe, Chocolate, Verde-Lodo, Chocobofe e Sortida sem misturas, aditivando-as nas proporções de 50, 75, 100, 125 e 150 meq de Na2CO3/100 g de argila seca. Observou-se que apenas as dispersões aditivadas com 100 e 125 meq de Na2CO3/100 g de argila seca proporcionam fluidos com valores de viscosidade aparente, viscosidade plástica e volume de filtrado próximos dos exigidos para fluidos hidroargilosos. Assim, as misturas foram formuladas com as cinco argilas, mas com aditivação apenas nessas proporções. A intersecção das superfícies de resposta das propriedades possibilitou à determinação da região que conduziu às composições que originaram fluidos com propriedades reológicas mais próximas das especificações. Assim, obteve-se oito composições nas quais as propriedades reológicas estão mais próximas do especificado pela norma e que, portanto, tinham mais chances de se adequarem as exigências após a etapa de purificação por hidrociclonagem. Tal processo tem por objetivo a eliminação de frações grosseiras de elementos contaminantes, especialmente quartzo. As dispersões foram preparadas a partir de 4% em massa de argila seca. Em seguida, a fração purificada foi seca em estufa e em spray dryer SD 5.0 submetida a duas condições de injeção de ar comprimido, a primeira de 35 L/min. e a segunda condição de 50 L/min. de ar comprimido. Posteriormente, verificou-se o comportamento reológico de dispersões preparadas com os pós secos. Além disso, foram realizados ensaios de difração de raios X e análise granulométrica para avaliar a eficiência da purificação.
Presidente - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA
Interno - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA