PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: ALANNE TAMIZE DE MEDEIROS SALVIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNE TAMIZE DE MEDEIROS SALVIANO
DATA: 24/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kiz-kvsy-uut
TÍTULO: EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA GELATINA A PARTIR DO RESÍDUO DE CMS DE RÃ-TOURO (Lithobates catesbeianus)
PALAVRAS-CHAVES: Pré-tratamento. Propriedades físico-químicas. Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: A procura por alimentos saudáveis tem proporcionado o aumento no consumo de carne de rã- touro (Lithobates catesbeianus) no Brasil. Porém, seu beneficiamento gera uma grande quantidade de resíduos constituídos de ossos e cartilagens. Estes resíduos constituem matéria-prima de alta qualidade para obtenção de gelatina, polímero natural com ampla aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentos, cosméticos e fotográficas. A gelatina é uma mistura de peptídeos e proteínas biopoliméricas, obtida pela hidrólise parcial do colágeno. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tratamento prévio sobre as propriedades físico-químicas, estruturais e tecnológicas de gelatinas extraídas de resíduos da carne mecanicamente separada (RCMS) de rã touro e comparar as propriedades físico-químicas e microbiológicas da gelatina do RCMS de rã-touro com a legislação vigente para as gelatinas comerciais. Para a extração das gelatinas foram utilizados dois métodos diferentes: 1. Uso de pré-tratamento, a base de desmineralização, tratamento com NaOH e acidificação com ácido clorídrico, seguido de extração da gelatina em água destilada sob aquecimento a 60 ºC por duas horas, denominada gelatina com pré-tratamento (GCPT); e 2. Uso apenas da extração da gelatina em água destilada sob aquecimento a 60 ºC por duas horas, denominada gelatina sem pré-tratamento (GSPT). As gelatinas extraídas foram caracterizadas quanto a quantidade de proteínas totais, cinzas, hidroxiprolina, força de gel, pH, cor, composição de aminoácidos, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). A gelatina que apresentou melhores propriedades físico-químicas e tecnológicas em função do pré-tratamento foi caracterizada em relação aos parâmetros de qualidade exigidos pela legislação vigente para as gelatinas comerciais. Os resultados indicaram que a GCPT do RCMS de rã-touro foi isolada com maior sucesso, ou seja, com níveis de pureza mais elevados, devido ao menor teor de cinzas, maiores teores de proteínas e hidroxiprolina. O método de extração influenciou nas propriedades físico-químicas, estruturais e tecnológicas das gelatinas do RCMS de rã-touro, sendo estas propriedades melhores na GCPT, com potencial de aplicação industrial, principalmente devido a boa força de gel, baixo teor cinzas, cor próxima ao branco e boas propriedades térmicas para aplicações abaixo de 200 ºC. A GCPT atende aos parâmetros de qualidade físico-químicos estabelecidos pela legislação vigente. No entanto, em termos de qualidade microbiológica faz-se necessário maior controle higiênico-sanitário no processo de produção e armazenamento para evitar contaminações e assegurar maior qualidade ao produto.
Externo ao Programa - 1581718 - ALEX POETA CASALI
Presidente - 1855735 - ITAMARA FARIAS LEITE