PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMYSCIRA HERMINIO SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMYSCIRA HERMINIO SANTOS DA SILVA
DATA: 09/11/2021
LOCAL: Ambiente Remoto: https://meet.google.com/fgz-ebqo-mea
TÍTULO: PREPARAÇÃO DE CATALISADORES À BASE DE Ni/Ca12-Al14O33 PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VIA REFORMA A VAPOR DO METANO
PALAVRAS-CHAVES: hidrogênio, reforma a vapor do metano, captura de CO2, adsorbantes, nanofibras, níquel.
RESUMO: A discussão sobre as mudanças climáticas passou a ser um tema recorrente não apenas em debates entre cientistas, mas também da sociedade em geral. Tais mudanças estão presentes no dia a dia e cada vez mais perceptíveis de como a vida no planeta Terra vem sendo alterada em diversos níveis. O evento sanitário atípico ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que atingiu todos os países do globo, vem sendo apontado como uma consequência das mudanças climáticas. As paralisações econômicas devido a pandemia do COVID-19, mostraram a influência humana nas emissões de carbono, evidenciando a necessidade em alterar os meios de produção de energia para matrizes energéticas que privilegiem a baixa ou nula emissão de carbono, como uma forma de retardar o aquecimento global. Neste contexto, a produção de hidrogênio através da reforma a vapor do metano se mostra como uma via de transição entre uma matriz energética baseada em combustíveis fosseis para uma matriz energética com baixa emissões de CO2. O presente trabalho tem como objetivo produzir suportes de aluminato de cálcio para catalisadores de níquel, fase ativa geralmente empregada na reforma a vapor do metano, que sejam capazes de capturar o CO2 produzido durante as reações de reforma do metano e prevenir a deposição do carbono sobre a fase ativa, evitando, assim, a desativação do catalisador e prolongando a sua vida útil. Os suportes foram produzidos com materiais alternativos como o resíduo de conchas de mariscos como fonte de cálcio, ou através de métodos de produção de nanomateriais como a técnica de Solution Blow Spinning utilizada para produzir nanofibras de aluminato de cálcio. A caracterização microestrutural e morfológica foi utilizada para estudar os suportes, seguida da sua impregnação com o catalisador de níquel e aplicação destes catalisadores na reforma a vapor do metano com o objetivo de avaliar a sua eficiência na produção de hidrogênio e analisar a deposição ou captura de carbono pelos materiais produzidos. Dos resultados preliminares obtidos, verificou-se a formação de nanofibras de composição Ca12Al14O33 e CaO-Ca12Al14O33, com área superficial mais elevada que as amostras de mesma composição produzidas por reação do estado sólido.
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS