PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: MARTINA FONSECA MARTINS

DISCENTE: MARTINA FONSECA MARTINS
DATA: 10/04/2015
LOCAL: Auditório do CT
TÍTULO: Encapsulamento de óleo de candeia e α-bisabolol em micro e nanofibras de pla produzidas através da Fiação por Sopro em Solução.
PALAVRAS-CHAVES: nanofibras poliméricas, poli ( ácido lático), óleo de candeia e α- bisabolol
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO: No emergente campo dos materiais nanoestruturados, destacam-se as nanofibras poliméricas, devido seu elevado número de possíveis aplicações, como, por exemplo, em sistemas de liberação de fármacos, devido sua bioabsorbilidade e capacidade de controlar a velocidade de substâncias ativas encapsuladas. As nanofibras podem ser produzidas por diversas técnicas, entre elas a fiação por sopro em solução (SBS), que permite a produção de fibras micro e nanométricas com menor custo em relação às demais técnicas. Um dos polímeros mais utilizados para essa finalidade é o poli (ácido lático), PLA, por possuir propriedades de biodegradabilidade e biocompatibilidade. O objetivo deste trabalho foi produzir micro e nanofibras de PLA com e sem a incorporação de diferentes concentrações do óleo essencial extraído da candeia (Eremanthus erythropappus) e de seu principio ativo, o α-bisabolol, que apresenta diversas atividades biológicas, comprovadas em literatura. Devido à hidrofobicidade do PLA, já bastante conhecida, também foram produzidas mantas contendo DMSO, o qual agiu como um agente surfactante, visto que se trata de um composto orgânico com elevada capacidade higroscópica. Após a produção, as mantas foram caracterizadas por MEV, TGA, DSC, DRX e FTIR. Os resultados mostraram a natureza miscível das soluções poliméricas produzidas. A adição do DMSO, do óleo de candeia e do α- bisabolol gerou aumento dos diâmetros das fibras, bem como de sua distribuição. As análises cristalográficas mostraram a natureza semicristalina do PLA, e um resultado contrário ao encontrado no DSC para a cristalinidade, o qual não foi descartado por se tratar de técnicas diferentes. No DRX, a cristalinidade aumentou com a adição tanto do óleo de candeia quanto do α-bisabolol. Em geral, pode-se concluir que a técnica de SBS foi adequada para a produção de micro e nanofibras de PLA com adição do óleo de candeia e do α-bisabolol e que, em relação às propriedades físico-químicas das mantas produzidas, não há significativas diferenças em encapsular o óleo de candeia e/ou o α- bisabolol em nanofibras de PLA. Apresentando assim, o potencial do óleo de candeia para uso em dispositivos nanoestruturados poliméricos que, de acordo com a literatura e após alguns testes, como a avaliação da atividade antimicrobiana, por exemplo, pode vim a confirmar sua utilização em dispositivos de liberação controlada em aplicações biomédicas entre outras aplicações.
Interno - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Presidente - 1571099 - JULIANO ELVIS DE OLIVEIRA