PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: ERIK BENIGNO GRISI DE A FULGENCIO

DISCENTE: ERIK BENIGNO GRISI DE A FULGENCIO
DATA: 27/03/2015
LOCAL: Centro de Tecnologia - UFPB
TÍTULO: Estudo do aproveitamento de conchas de mariscos visando a incorporação em massa da cerâmica branca
PALAVRAS-CHAVES: carbonato de cálcio, conchas de marisco, cerâmica branca, reutilização, desenvolvimento sustentável.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO: Uma das atividades de relevância desenvolvidas pela comunidade pesqueira do município de Cabedelo, PB, corresponde à pesca de mariscos. O processo de beneficiamento gera resíduo de conchas, após a extração do molusco, cujo descarte, em volume considerável, em ambiente de mangue, provoca assoreamento de grandes áreas e consequente desequilíbrio ambiental. Por outro lado, a existência de indústrias de produtos da cerâmica branca no Estado da Paraíba sugere a verificação da possibilidade de uso desse resíduo na composição dos corpos cerâmicos como também a substituição da calcita utilizada nessas composições. Este trabalho objetiva, a verificação da possibilidade do uso de conchas de mariscos em massa da cerâmica branca, em proporções definidas, visando otimização da composição. Para tanto, as matérias primas foram caracterizadas por DRX, EDX, ATG, ATD e análise granulométrica. Após formulações das massas, foram conformados corpos de prova por prensagem uniaxial. Os corpos de prova, após queima nas temperaturas de 1210, 1220, e 1230oC foram avaliados por ensaios tecnológicos, como absorção de água, porosidade aparente, tensão de ruptura à flexão e retração linear de secagem e queima. Os testes foram realizados de acordo com as recomendações das normas ABNT. Os resultados indicaram que incorporação do resíduo, em até 7% em massa, mantém as propriedades dos corpos cerâmicos dentro dos padrões exigidos pela ABNT. Concluiu-se que a introdução das conchas de mariscos, nas condições objetivadas, poderá agregar vantagens econômicas e sociais, contribuindo para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do resíduo resultante do beneficiamento da pesca artesanal de mariscos.
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Presidente - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS