PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167063/7063

Notícias


Banca de DEFESA: RAQUEL DE PAULA LLAMOCA ZARATE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DE PAULA LLAMOCA ZARATE
DATA: 28/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/fsk-rgoh-rcf
TÍTULO: ESTUDO ESTRUTURAL, MORFOLÓGICO, ÓPTICO E TERMORESISTIVO DO SISTEMA DE PAni/PLA/ZnO DEPOSITADO POR SOLUTION BLOW SPRAYING PARA APLICAÇÃO COMO SENSOR DE TEMPERATURA
PALAVRAS-CHAVES: Polianilina(PAni); óxido de Zinco; Poliácido láctico (PLA); Solution Blow Spraying (SBSp); Sensor de temperatura.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Os avanços nas áreas de nanotecnologia geram interesse em produzir materiais que atendam a demandas como minimização de consumo, aumento do desempenho, minituarização, flexibilidade e sustentabilidade. Dentre os materiais alvo de estudos, o óxido de Zinco (ZnO) vem recebendo bastante atenção, pois possui gap largo, alta mobilidade eletrônica, estabilidade térmica e elétrica, e facilidade e versatilidade de processamento. Porém os polímeros condutores também entraram na disputa com a finalidade de unir leveza, flexibilidade, transparência e também facilidade de processamento. Um dos principais polímeros condutores é a Polianilina (PAni) devido ao seu fácil processamento e estabilidade, formação de filmes finos e homogêneos, baixo custo e estabilidade química. Além da PAni, o Poli (Ácido Láctico), que é um polímero biodegradável, vem sendo utilizado unido a Polianilina para promover maior trabalhabilidade e resistência mecânica a esse material. Baseado nisso, o presente trabalho tem como objetivo obter filmes de PAni/PLA/ZnO, nas concentrações de 10, 20, 30, 40, 50 e 60% wt. de ZnO, através da técnica de Solution Blow Spraying(SBSp), a fim de avaliar suas propriedades estruturais, morfológicas, ópticas e termoresistivas para aplicação como sensor de temperatura. Os resultados comprovaram obtenção de filmes de PAni/PLA/ZnO nas composições propostas pelo método de SBSp., que produziu filmes com fases cristalinas correspondentes ao ZnO e PAni. A análise morfológica mostrou aspecto granular para a PAni e porosidade, correspondente a presença da cerâmica ZnO. O UV-VIS possibilitou identificar e medir o gap, na faixa de 2,32 a 3,92 eV, confirmando valores de um semicondutor, e que a presença de ZnO e de PLA não afetaram essa propriedade. Por último, os testes termoresistivos revelaram característica de um NTC. Em suma, as respostas foram promissoras para a mistura de semicondutores polimérico e cerâmico. Logo, o material possui potencial para aplicação como sensor de temperatura a baixas temperaturas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1305584 - DEBORA ALBUQUERQUE VIEIRA