PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: KALINE DO NASCIMENTO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALINE DO NASCIMENTO FERREIRA
DATA: 23/03/2022
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA PARA TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE À BASE DE NANOFIBRAS DE PEO/PLA/ANFOTERICINA B PRODUZIDAS POR SOLUTION BLOW SPINNING (SBS)
PALAVRAS-CHAVES: Anfotericina B; liberação controlada de drogas; sistema transdérmicos, adesivos; solution blow spinning.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: A leishmaniose cutânea (LC) é uma doença infecciosa parasitária causada pelo protozoário da espécie Leishmania, que promove úlceras em áreas expostas da pele. A anfotericina B (AmB) é uma das drogas utilizadas no tratamento. No entanto, seu uso clínico apresenta limitações por via intravenosa por causa da elevada toxicidade e baixa solubilidade, tornando atrativa a investigação de veículos para aplicação tópica como uma forma mais segura. Neste trabalho foi proposto um sistema transdérmico nanoestruturado de entrega de drogas (STED) usando a técnica de solution blow spinning (SBS) para produzir fibras de poli(óxido de etileno)/poli(ácido lático), PEO/PLA, sem e com 0%, 0,25%, e 1,0% de AmB, em duas proporções mássicas diferentes: 50:50 e 70:30. As mantas foram caracterizadas morfologicamente por microscopia eletrônica de varredura (MEV), termicamente por termogravimetria (TG) e calorimetria diferencial de varredura (DSC) e microestruturalmente por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Também foi verificado o grau de hidrofobicidade de sua superfície através de medidas de ângulo de contato. A determinação do perfil de liberação da AmB, a eficiência de incorporação e a carga de droga foram avaliadas por espectroscopia UV-Vis. As curvas de liberação foram ajustadas por modelos cinéticos para fornecerem informações cruciais sobre a função dos sistemas materiais que os constituem. Os ensaios in vitro da atividade leishmanicida foram determinados em formas promastigotas de Leishmania amazonenses. Os resultados mostram que os sistemas produzidos por SBS consistem em fibras rugosas para todas as composições. A AmB foi incorporada nas nanofibras e demonstrou-se que os materiais são estáveis termicamente dentro do limite da temperatura fisiológica. O aumento significativo da incorporação da droga se deu nas estruturas com maiores proporções de PLA que possui caráter hidrofóbico, maiores ângulos de contato, porém, a liberação controlada máxima de 88%, após 14 dias, foi encontrada para amostras com maiores proporções de PEO e AmB. O modelo de Peppas-Sahlin demonstrou o melhor ajuste matemático (R² ≥ 0,95). As amostras 50:50 apresentaram transporte não-Fickiano, indicativo da combinação dos mecanismos de difusão do fármaco e erosão polimérica no meio de liberação. Já as mantas com maiores proporções de PEO apresentaram o mecanismo de difusão Fickiano e grau de intumescimento maior. Todos os sistemas transdérmicos nanoestruturados de entrega de drogas com AmB apresentaram atividade leismanicida no intervalo de 72 h, as maiores atividades foram encontradas para as amostras com 1,0% do fármaco. Os resultados obtidos sugerem que os STED controlam a disponibilidade de AmB e possuem atividade leismanicida com potencial para serem usados no tratamento local de LC.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO