PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICK HENRIQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK HENRIQUE
DATA: 03/05/2022
LOCAL: Ambiente remoto
TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO TECNOLÓGICO DE MASSAS INDUSTRIAIS DE PORCELANATO
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: O porcelanato é um tipo de material cerâmico para revestimento que surgiu na Itália no final dos anos 70, desenvolveu-se na década seguinte e atingiu um alto desempenho no processo produtivo na década de 90. O Brasil passou a importar o porcelanato da Itália e, só em meados de 1996, passou a produzi-lo. A placa cerâmica tipo porcelanato tem se destacado no mercado por possuir baixa absorção de água e, por consequência, alta resistência mecânica e por apresentar, algumas vezes, semelhanças com rochas naturais. Em geral, as propriedades do produto resultam de baixa porosidade alcançada, devido às condições de processamento do material (alto grau de moagem das matérias-primas, elevada força de compactação e temperatura de sinterização) e ao potencial das matérias-primas na formação de fases líquidas durante a sinterização (elevada densificação). Uma placa cerâmica tradicional é fabricada geralmente por materiais como argila, quartzo e feldspato. A composição da massa deve ser feita em função das características da peça cerâmica que se deseja obter e do processo de fabricação a ser usado. Por tanto, a qualidade do produto dependerá muito da mistura de matérias primas empregadas e do procedimento seguido na fabricação. A formulação de massas para a fabricação de produtos cerâmicos é uma etapa de pesquisa associada a muitos testes em escala de laboratório e posteriormente em escala semi-industrial, até o desenvolvimento de uma massa adequada para a produção industrial. Tecnicamente a massa é o que diferencia os revestimentos cerâmicos. Ela é responsável por permitir, mesmo com grau de porosidade muita baixa, a obtenção de produtos em conformidade com as normas vigentes e acima de tudo com aspectos visuais, principalmente planaridade. O objetivo deste trabalho é estudar composições industriais usadas na fabricação de porcelanatos quanto à microestrutura, desempenho em processo e propriedades mecânicas, compará-las entre si e com os parâmetros indicados na literatura científica. São massas elaboradas com matérias-primas disponíveis/viáveis nos respectivos locais de fabricação. Busca-se entender, categorizar e correlacionar suas características conforme seu desempenho em processo, principalmente. Com isso, se espera dar uma contribuição para que se possam desenvolver formulações com desempenho ainda melhor.
Presidente - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS