PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MOACIR CARLOS ARAUJO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOACIR CARLOS ARAUJO JUNIOR
DATA: 08/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CEAR
TÍTULO: Elaboração de modelos de previsão de desempenho para pavimentos rodoviários de concreto de cimento Portland utilizando técnicas de caracterização microestrutural: Estudo de caso da BR- 101/PB
PALAVRAS-CHAVES: Modelo de Previsão de desempenho, ICP – Índice de Condição de Pavimento, Pavimento rígido, BR-101/PB, microestrutura, concreto.
PÁGINAS: 232
RESUMO: A boa aplicação de recursos para atividades de manutenção e restauração de pavimentos depende, dentre outros fatores, de adequados sistemas de gerenciamento de rodovias. Para isso, é imprescindível a utilização de modelos de previsão de desempenho representativos para cada região. O presente trabalho consistiu da elaboração de modelos de previsão de desempenho para o pavimento rígido da BR-101/PB, com um deles utilizando técnicas de caracterização microestrutural dos materiais. A rodovia federal, composta de 127,7 quilômetros de extensão, passou por obras de duplicação entre os anos de 2006 e 2013. A nova pista foi executada em pavimento rígido e concluída entre os anos de 2008 e 2009. Para a elaboração dos modelos de previsão de desempenho, foram levantados dados do período de operação da rodovia entre os anos de 2008 e 2019. Inicialmente, foi elaborado modelo com a utilização de variáveis comumente utilizadas na engenharia rodoviária. Foram definidos 36 pontos ao longo da rodovia, onde foram levantados e calculados o número N (repetições de eixo padrão) do tráfego rodoviário, informações ambientais (pluviosidade e radiação solar), informações topográficas (declividades e altitudes), dimensões das placas do pavimento (comprimentos, larguras e espessuras). Nestes pontos foram extraídos testemunhos da placa de concreto do pavimento, que permitiram, através da realização de ensaios laboratoriais, a caracterização do material concreto das placas, identificando a resistência à compressão, resistência à tração, módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson e frente de carbonatação. Além disso, também foram extraídos 11 testemunhos da camada de sub-base em concreto compactado a rolo que permitiram calcular o coeficiente de recalque da fundação do pavimento. Foi definido o Índice de Condição do Pavimento – ICP, como parâmetro de desempenho. O índice, definido a partir dos defeitos existentes no pavimento, foi calculado em três momentos distintos da vida útil do pavimento: no primeiro ano de construção da via, e nos anos de 2016 e 2019. Esse primeiro modelo de previsão de desempenho, com a utilização de 18 variáveis independentes e 89 observações, obteve um coeficiente de determinação de 0,77. Posteriormente, incorporou-se a este modelo variáveis definidas a partir da caracterização microestrutural do concreto de cimento Portland das placas do pavimento, gerando o segundo modelo de previsão de desempenho com parâmetros microestruturais. Para isso, foram realizados ensaios de Difração de raios X (DRX) com refinamento Reitvield, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Termogravimetria (TG) e Espectroscopia de Infravermelho (IV) que forneceram informações qualitativas e quantitativas das fases presentes do concreto das placas. O modelo resultante, com coeficiente de determinação também de 0,77, manteve como significantes variáveis microestruturais como o percentual de Portlandita residual e o percentual de etringita. Os dois modelos de previsão de desempenho gerados não só são uma contribuição na área da gerência de pavimentos, como também demonstram a potencialidade que a engenharia de materiais tem a oferecer à engenharia rodoviária.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS
Externo ao Programa - 3581068 - SANDRO MARDEN TORRES
Externo à Instituição - JOSE ALYSSON DEHON MORAES MEDEIROS