PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: ELISABETH ALINE DE MELO GOMES SOARES DIAS

DISCENTE: ELISABETH ALINE DE MELO GOMES SOARES DIAS
DATA: 03/08/2022
LOCAL: Sala PPCEM bloco multimídia- CT - UFPB
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE Nb E DA TEMPERATURA DE TEMPERA NAS PROPRIEDADES MECÂNICA, TERMICAS, ESTRUTURAIS E NA CORROSÃO DE UMA LIGA CuAlNi.
PALAVRAS-CHAVES: Corrosão, Ligas CuAlNi; Microdureza.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: As do sistema ligas Cu-Al-Ni revelam-se apropriadas para aplicações em altas temperaturas devido à sua alta estabilidade térmica. Em contraste, as ligas Cu-Al-Ni produzidas por métodos típicos de fundição apresentam excessiva fragilidade associada ao elevado tamanho médio dos grãos (cerca de vários milímetros) e sua anisotropia elástica. Uma forma de contornar essa fragilidade é através da adição de inoculantes. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar influência da adição de Nb e da temperatura de tempera nas propriedades mecânica, térmicas, estruturais e na corrosão de uma liga CuAlNi. As ligas CuAlNi e CuAlNbNi forma elaboradas sob atmosfera ambiente e caracterizadas por microscopia, difração de raios-X, Calorimetria Diferencial de varredura e corrossão. Além disso, a foi avaliado a influência do Nb e da temperatura de tempera na microdureza Vickeres. Nossos resultados demonstraram que as ligas estudadas apresentaram a fase martensita e austenita a temperatura ambiente. A adição de Nb modificou a microestrutura da liga CuAlNi, passando de uma estrutura equiaxial para colunar e, não afetou significativamente o potencial de corrosão. No entanto a liga com Nb e solubilizada a temperatura de 850º C apresentou a maior densidade de corrente de corrosão. Foi verificado ainda uma dependência da densidade de corrente de corrosão e da microdureza com a temperatura de solubilização da liga CuAlNiNb.
Presidente - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1321285 - TIBERIO ANDRADE DOS PASSOS