PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIELMA MARQUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIELMA MARQUES DOS SANTOS
DATA: 15/12/2022
LOCAL: Sala do PPCEM
TÍTULO: BIOATIVOS NATURAIS COMO FATOR DE PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA PARA TECIDOS DE ALGODÃO: UMA ALTERNATIVA PROMISSORA E SUSTENTÁVEL DE PROTEÇÃO NATURAL
PALAVRAS-CHAVES: Fator de proteção ultravioleta; Bixa orellana; Cúrcuma longa L; mesocarpo do coco verde; tecido de algodão.
RESUMO: A radiação solar, apesar de ser indispensável para a manutenção da vida, estar associada a uma multiplicidade de impactos na saúde humana como o envelhecimento cutâneo precoce e a maioria dos cânceres de pele, que afetam anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Para prevenir a manifestação dessas enfermidades, é amplamente recomendado o uso de diversos métodos disponíveis no mercado, sendo as vestimentas, uma escolha atrativa e vantajosa. Nesse trabalho, foram usados bioativos naturais como fator de proteção ultravioleta em tecidos de algodão, de modo a agregar mais valor e potencialidades ao cultivo das plantas da região nordeste (Bixa orellana e Cúrcuma longa L.) para fins fotoprotetores na confecção de roupas cotidianas à base de algodão. O Extrato das sementes da Bixa orellana (37,5, 25 e 12,5% m/v) e dos pós da Cúrcuma longa L. (10, 5 e 2,5% m/v) foram aplicados aos tecidos de algodão cru (Tc) e tratados com o extrato do mesocarpo do coco verde (Tt), usado como mordente. O tratamento e a impregnação dos corantes se deram pela imersão das amostras de tecidos nas suspensões dos extratos bioativos. Os resultados de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) dos pós da Bixa orellana e Cúrcuma longa L. evidenciaram a presença de bixina e norbixina, e da curcumina, respectivamente; corantes associados a propriedades anti-UV. Para as fibras do mesocarpo do coco verde foram observados grupos funcionais indicativos da presença de taninos, responsáveis por melhorar a fixação de pigmentos nos tecidos. A espectrometria molecular de absorção no UV/Vis, foi essencial para a caracterização do desempenho dos tecidos quanto ao Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), onde foi observado que tanto o tratamento com o extrato do mesocarpo do coco verde (EXMCV) quanto a impregnação dos corantes oriundos dos bioativos-extratos, foi capaz de melhorar as propriedades de fotoproteção do tecido de algodão, o que ficou evidenciado pelo aumento da absortância e reflectância (%) e diminuição da transmitância (%) na região do ultravioleta, assim como o aumento nos valores de FPU. Os extratos usados nas amostras Tc+EXB37,5%, Tc+EXB25%, Tt+EXB37,5%, Tt+EXB25%, Tc+EXCLind10%, Tt+EXCLind10%, Tt+EXCLind5% e Tc+EXCLriz10% foram capazes de atribuir aos tecidos de algodão uma proteção adequada contra a radiação ultravioleta, sendo que o bioativo extraído da Bixa orellana foi o que apresentou melhor desempenho em fotoproteção, independente, do tipo de tecido usado. Embora as demais concentrações de bioativos não tenham atribuído ao tecido uma fotoproteção adequada, todas foram capazes de elevar o FPU, evidenciando o seu potencial de investigação para essa aplicação. Por fim, vale destacar que esse trabalho tem feito uso de uma metodologia simples, prática e de baixo custo, que além de contribuir para a proteção contra os danos causados pela radiação ultravioleta na confecção de roupas cotidianas, pode agregar valor socioeconômico e desenvolvimento socioambiental para a região nordeste, produtora das espécies Bixa orellana e Cúrcuma longa L., coco verde e tecidos de algodão.
Presidente - 1855735 - ITAMARA FARIAS LEITE
Interno - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO