PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: VINÍCIUS DIAS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINÍCIUS DIAS SILVA
DATA: 14/02/2023
LOCAL: Sala do PPCEM (Bolo de Noiva)
TÍTULO: Produção de nanofibras pelas técnicas de Solution Blow Spinning (SBS) e Supersonic Solution Blowing (SSB) e suas aplicações para geração e armazenamento de energia
PALAVRAS-CHAVES: nanofibras, SBS, baterias, eletrocatálise, energia sustentável.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO: Uma rápida transição energética para fontes menos poluidoras como demanda a urgência global, não será solucionada por uma única tecnologia em particular. É preciso que cada sistema evolua para satisfazer a necessidade de cada demanda, isto é, na geração, armazenamento, e distribuição de energia. Dessa forma, é imprescindível que meios geradores de energia intermitentes como a eólica e a solar, estejam trabalhando de forma integrada com redes avançadas sistemas de armazenamento de energia, tais como supercapacitores e baterias. O hidrogênio (H2) verde como combustível tem sido considerado como a mais promissora fonte de combustível renovável para suprir a crescente demanda global. Entre os métodos de produção do H2, a eletrólise da água (water splitting) é capaz de produzir H2 de alta pureza de forma sustentável. Isso ocorre através de duas semirreações, ou seja, a Reação de Evolução do Hidrogênio (HER) e a Reação de Evolução do Oxigênio (OER). No entanto, a OER é uma reação lenta devido às várias etapas envolvidas no processo. O que torna necessário o uso de catalisadores à base de metais nobres, que são as principais razões pelo elevado custo da produção via eletrólise. Por esse fato, há um grande apelo para o desenvolvimento de nanocatalisadores à base de carbono e metais abundantes na terra como Ni, Co, Fe, Cu, Mn, por exemplo. Dentre os mais variados tipos de nanoestruturas, as nanofibras (estruturas unidimensionais, 1D) se apresentam como eficientes suportes para catálise devido a sua elevada área superficial, propriedades de transportes e estabilidade mecânica. E para os sistemas acumuladores de cargas (supercapacitores e baterias), há uma busca pelo desenvolvimento de eletrodos autossuportados, com o objetivo de diminuir custos de produção e minimizar a perda de eficiência desses dispositivos causados pelos materiais nanoparticulados. Nesta proposta de trabalho, nós conceituamos o desenvolvimento de membranas nanofibrosas autossuportadas, flexíveis e de ultra-alta área superficial (> 4000 m2/g), obtidas pelas técnicas Solution Blow Spinning (SBS) e Supersonic Solution Blowing (SSB), e estudamos esses nanomateriais como eletrodos para sistemas de geração e armazenamento de energia, de modo a mitigar problemas gerados por outras morfologias, que serão apresentados adiante.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO