PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: IGOR FERNANDES PIMENTA

DISCENTE: IGOR FERNANDES PIMENTA
DATA: 29/01/2016
LOCAL: CT
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DESISTEMAS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA DE NUTRINUENTES AGRÍCOLAS UTILIZANDO POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS DERIVADOS DO GLICEROL
PALAVRAS-CHAVES: Polímeros de glicerol, Liberação Controlada de Nutrientes, cloreto de potássio, ácido adípico, ácido cítrico e ácido succínico.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Neste trabalho foram desenvolvidos polímeros à base de glicerol, um subproduto do biodiesel, para liberação controlada de fertilizantes usados na agricultura como forma de aproveitamento do resíduo do biodiesel e, ao mesmo tempo, criando sistemas de liberação controlada usados na agricultura que visam minimizar as perdas por lixiviação e evitar a contaminação de lençóis freáticos em zonas agricultáveis. Os polímeros foram produzidos por policondensação do glicerol com os ácidos cítrico, succínico e adípico, para produzir os polímeros poli(adipato de glicerol) – PGA, poli(citrato de glicerol) – PGC, poli(succínato de glicerol)-PGSU, poli(adipato-co-citrato de glicerol) – PGCA, e poli(succínato-co-citrato de glicerol) –PGCSU. Estes polímeros, com diferentes graus de hidrofobicidade/hidrofilicidade foram usados para encapsular o fertilizante cloreto de potássio (KCl) que foi adicionado nas concentrações de 0; 2,5; 5; 10 e 20% em relação ao peso do polímero. Os sistemas polímeros e polímero/fertilizante obtidos foram caracterizados por Calorimetria exploratória Diferencial (DSC), Análise Termogravimétrica (TGA), Difração de raios-X (DRX), espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Estudos da liberação do KCl foram realizados utilizando-se a espectrofotometria na região do UV-Vis para tempos de liberação de até 120 horas.FTIR mostrou que todos os polímeros, copolímeros e compósitos com concentrações mássicas de KCl são poliésteres, visto que é comprovado através formação do grupamentos característicos, tais com: (C-O,C=O,C-H,OH). Observou-se através das análises de DSC e TG que houve modificação realizada nos compósitos, em relação aos polímeros e copolímeros, resultando na diminuição da temperatura de transição vítrea, quando foi adicionado o fertilizante (KCl), e eventos relacionados a perda de água absorvida, durante os processos das sínteses. Foi confirmada uma estabilidade térmica de até 200°C para os polímeros obtidos. Os resultados de DRX mostraram um comportamento amorfo característico dos polímeros termofixos. Já no caso dos compósitos, os difratogramas observados. Na caracterização por MEV, foram observados dois tipos de superfícies lisas e rugosas, para que possui caráter hidrofílico, com superfícies mais lisas, e para caráter hidrofóbico revelando aspectos rugosos em suas superfícies. As análises de liberação por UV-VIS mostraram que os perfis de liberação do KCl foram dependentes do tipo de polímero obtido e, por conseguinte, do seu grau de hidrofobicidade/hidrofilicidade, ou seja, o perfil de liberação é modulado pela escolha dos comonômeros usados em conjunto com o glicerol.Tais resultados indicam que é possível desenvolver sistemas de liberação controlada de fertilizantes (ecologicamente corretos)com uso na agricultura, agregando valor a um subproduto do biodiesel e minimizando as perdas por lixiviação.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 1753238 - AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS