PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: JOSENETO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSENETO DE SOUZA
DATA: 19/08/2016
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS
TÍTULO: OBTENÇÃO DE MEMBRANAS CERÂMICAS UTILIZANDO MATÉRIAS-PRIMAS REGIONAIS E ALTERNATIVAS PARA USO EM TRATAMENTO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: Membranas Cerâmicas, Caracterização, Porosidade
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Os processos de separacao que envolvem membranas ceramicas tem apresentado elevado potencial de aplicacoes e e uma tecnologia bastante difundida em diversos setores industriais. Os principais motivos do avanco dessa tecnologia de separacao estao no fato de que essas membranas trabalham sem a adicao de agentes quimicos e com o uso relativamente baixo de energia. Atualmente, a principal preocupacao no desenvolvimento das mesmas e a minimizacao dos custos e a obtencao de processos de producao mais eficientes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar membranas ceramicas obtidas com materias-primas regionais e alternativas para o uso em tratamento de agua. Para tanto, foram formuladas composicoes, utilizando o delineamento de misturas, com argila, residuo de granito e agentes porogenicos. Como agentes porogenicos foram utilizados a sacarose, calcita e pos de conchas de mariscos com valores variando de 0 a 30% da composicao em massa. As membranas foram conformadas na forma de discos, via processo de prensagem uniaxial, e tratadas termicamente nas temperaturas de 900, 1000 e 1100 ºC. A argila, residuo de granito, calcita e po de conchas de mariscos foram submetidos as caracterizacoes fisicas e mineralogicas atraves de ensaios de analise granulometrica, analise termica, analise quimica e difracao de raios X. Nos corpos ceramicos obtidos foram analisadas as caracteristicas de porosidade aparente, resistencia mecanica e aspectos da microestrutura por microscopia eletronica de varredura. Foram realizados ensaios de fluxo de agua destilada/ permeabilidade e porosimetria por intrusao de mercurio visando sua utilizacao no processo de potabilizacao de agua. Os melhores resultados foram apresentados pelas membranas obtidas com as composicoes da argila, sacarose e po de conchas de mariscos, atingindo porosidade variando na faixa de 37,53 a 46,70 %, com diametro medio de poros variando na faixa de 0,0038 a 0,0221μm, resistencia compressao diametral de 1,93 a 5,39MPa e fluxo de permeabilidade (utilizando agua destilada) de aproximadamente 500 l/h.m2. Foram classificadas nas tecnologias de microfiltracao, ultrafiltracao e nanofiltracao. As membranas mostraram-se eficientes no tratamento de agua, com remocao de 100% da cor, turbidez, particulas solidas em suspensoes, e reducao significativa na concentracao da dureza, alcalinidade, acidez total e cloreto.
Presidente - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO