PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: ALLAN JEDSON MENEZES DE ARAUJO

DISCENTE: ALLAN JEDSON MENEZES DE ARAUJO
DATA: 09/02/2018
LOCAL: Sala de videoconferências do STI (ao lado da Reitoria)
TÍTULO: MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE COMPÓSITOS NiO/Ni-GDC PARA APLICAÇÃO COMO ANODO DE CÉLULA A COMBUSTÍVEL DE ÓXIDO SÓLIDO
PALAVRAS-CHAVES: NiO-GDC, Ni-GDC, processamento, microestrutura, espectroscopia de impedância.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar as propriedades eletricas de compositos NiO/Ni-Ce0,9Gd0,1O1,95 (NiO/Ni-GDC), um dos materiais mais utilizados como anodos de Celulas a Combustiveis de Oxido Solido. Os pos dos compositos NiO-GDC foram obtidos por uma rota de sintese que se caracteriza pela obtencao simultanea das fases NiO e GDC em um unico precursor polimerico. A resina resultante foi tratada termicamente e o po precursor foi calcinado a 700 ºC. A composicao de fase foi variada de acordo com as seguintes proporcoes (em massa): 30:70, 40:60 e 50:50 (NiO/GDC). Os nanopos obtidos foram caracterizados por difratometria de raios X (DRX) e microscopia eletronica de transmissao (MET). Os pos foram compactados por prensagem isostatica a 200 MPa, sinterizados a 1450, 1500 e 1550 ºC em ar e posteriormente reduzidos a Ni-GDC em atmosfera de hidrogenio. A porosidade aparente dos compositos (NiO-GDC) e cermets (Ni-GDC) foi avaliada usando o metodo de Arquimedes e a resposta interpretada atraves da analise de variancia e superficie de resposta de um planejamento fatorial 2², com ponto central e replica. Os efeitos da composicao de fase e da temperatura de sinterizacao na microestrutura e propriedades eletricas foram investigados por microscopia eletronica de varredura (MEV) e espectroscopia de impedancia (entre 250 e 650 °C). O refinamento dos dados de DRX indicaram que os materiais particulados tem caracteristicas nanometricas e que o tamanho do cristalito da fase GDC tende a diminuir com o aumento de teor de NiO. A analise por Arquimedes evidencia que as amostras de compositos NiO-GDC sao extremamente densas (porosidades abaixo de 0,54%) e que as amostras de cermets Ni-GDC tem porosidade aberta entre 1,36 e 19,11%. A partir do planejamento experimental foi possivel obter um modelo linear significativo (nivel de confianca de 95%) para as porosidades dos cermets. As propriedades eletricas indicaram que os compositos com 50% de NiO apresentaram o dobro da condutividade dos compositos com menor teor de NiO em temperaturas acima de 500 ºC. O bom desempenho eletrico dos cermets Ni-GDC (resistividade entre 0,43 e 1,19 ohm.cm a 650 °C) em comparacao com materiais da literatura e resultado de uma elevada contiguidade da fase metalica.
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS