PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de DEFESA: DANIEL DA SILVA GOMES

DISCENTE: DANIEL DA SILVA GOMES
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala de Aulas do PPGCAG
TÍTULO: RESPIRAÇÃO EDÁFICA EM SISTEMAS DE USO DO SOLO EM UM BREJO DE ALTITUDE.
PALAVRAS-CHAVES: Agroecossistemas, Brejo de altitude, Carbono
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Química do Solo
RESUMO: Quantificar os Gases de Efeito Estufa (GEEs) e compreender mecanismos de liberacao e de sequestro, sao fundamentais na compreensao das mudancas climaticas. Nas ultimas decadas a queima de combustiveis fosseis e mudancas no uso do solo foram os maiores responsaveis pela liberacao do GEEs. Nesse sentido, a utilizacao de agroecossistemas, a exemplo dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), sao alternativas na mitigacao desses gases. Com isto, objetivou-se quantificar as emissoes de CO2 em quatro sistemas de uso do solo, em um brejo de altitude, atraves da respiracao edafica e da cinetica de respiracao edafica. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal da Paraiba – UFPB, Campus III, no municipio de Bananeiras – PB. Os quatro sistemas, area de estudo, foram SAF, Mandala, Pastagem e um Remanescente Florestal. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado. Na respiracao edafica, um recipiente contendo KOH – 0,5N permaneceu em campo por 12 horas em dois turnos uma vez por mes (noturno e diurno), enquanto que a cinetica de respiracao edafica foi entre 5:00h e 17:00h, com coletas a cada 2 horas. Todas as amostras foram tituladas com HCl – 0,1N, e tendo como indicadores a fenolftaleina e o alaranjado de metila, ambos a 1% de concentracao. Os dados de temperatura do solo para a cinetica foram obtidos com um termometro de solo. Os dados climatologicos, como precipitacao, temperatura media, foram obtidos atraves da estacao meteorologica do Laboratorio de Desenvolvimento Sustentavel e Agroecologia da UFPB, Bananeiras – PB. Os resultados mostraram que o sistema Pastagem obteve os maiores indices de emissao de CO2. O Remanescente de Floresta obteve uma menor liberacao de CO2. Na cinetica, as maiores liberacoes de CO2 ocorreram no final da tarde. O aumento na evolucao de CO2 coincidiu com a evolucao do tempo em horas e consequentemente a elevacao da temperatura. Portanto, conclui-se que o fragmento florestal e o ambiente com maior assimilacao de CO2, uma vez que se encontra em condicoes mais proximo do equilibrio. A atividade microbiana do solo e mais eficiente no periodo noturno. As emissoes de CO2 na area de pastagem sao influenciadas pela incidencia solar. Na cinetica, recomenda-se para temperatura do solo (ºC), que a coleta ocorra imediatamente apos as 14:00h. A temperatura do solo pode ser utilizada como parametro unico na determinacao da evolucao de CO2.
Presidente - 1821316 - ALEX DA SILVA BARBOSA
Interno - 338270 - ITALO DE SOUZA AQUINO