PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA REGINA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA REGINA GOMES DA SILVA
DATA: 23/11/2020
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: CENOGRAFIA E A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO: UMA ANÁLISE EM PRÁTICAS DISCURSIVAS DE TÉCNICOS E DOCENTES, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso, Docência x Técnico-Administrativo, Cenografia, Ethos, Linguagem.
RESUMO: A análise desta pesquisa reflete a caminhada profissional de dois sujeitos, técnicos e docentes, lotados na Reitoria da área administrativa da Universidade Federal da Paraíba, que atualmente desenvolvem atividades docentes e técnicas, simultaneamente, com contextos históricos, em busca da compreensão de suas práticas discursivas na construção da identidade em seus tempos e espaços, ou seja, na constituição do ethos e da cenografia. Veremos os desempenhos dos sujeitos, no ambiente administrativo e no ambiente em salas de aula, seus trabalhos e relatos em seus ambientes profissionais, analisando seus discursos e reflexões ao se adequarem às construções dos sentidos em cada cenário, nos quais as vozes dos sujeitos são construídas adequadamente à sua linguagem. Como a docência, a formação pedagógica dos professores da Educação Superior tem uma função complexa nesta estrutura educacional. Durante o processo de abordagem na Análise do Discurso Francesa, mais especificamente dos estudos de Dominique Maingueneau, tentaremos explicar o modo de como os sentidos estão sendo produzidos para, enfim, ajudá-los a compreenderem melhor o que está sendo dito, sua adequação às circunstâncias, como funciona a linguagem, simultaneamente. Tendo a consciência do ethos discursivo dentro do processo de aceitação dos discursos que é adotado, é possível depreender da discursivização as cenografias construídas nos espaços profissionais, na UFPB, que resultam no ethos discursivo. A construção será com uma pesquisa de natureza qualitativo-descritiva-interpretativista, bibliográfica, de análise documental e observação com vídeos e questionário. A pesquisa tem por objetivo geral estender o sentido das construções de identidades e identificar, nos discursos dos docentes e técnico-administrativos, os representantes da imagem de si e do fazer profissional, tendo foco legitimar a cena, simultaneamente às identidades que permitem a urgência do ethos discursivo de técnicos e docentes da UFPB e suas condições de produção profissional. Durante esse decurso de sentimento, identidade, há o conhecimento de que cada um adquire o sentido da sua história pessoal e profissional, reformulando as compatibilidades para assimilar as mudanças, nas respectivas migrações, na validação da cenografia.
Interno - 337212 - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL