PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: SIMONE VERÍSSIMO DE SOUZA

DISCENTE: SIMONE VERÍSSIMO DE SOUZA
DATA: 20/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: A relação entre oralidade e escrita e suas implicações no processo de alfabetização
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização; prática pedagógica; variação; oralidade e escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: No Brasil, o fracasso do processo de alfabetização nas escolas públicas revela-se insistentemente há muitas décadas. Em períodos anteriores ele era visto em avaliações internas à escola, concentrando-se principalmente na etapa inicial do seu desenvolvimento, ou seja, nos primeiros anos/séries do Ensino Fundamental e sendo traduzido em altos índices de reprovação, repetência e evasão. Hoje, sendo denunciado em por meio das avaliações externas nacionais (como o SAEB e o ENEM), expõe um grande número de alunos não alfabetizados ou semialfabetizados depois de ter passado quatro, seis, oito anos frequentando a escola. Diante desse contexto, podemos levantar os seguintes questionamentos: O que fazer para reverter uma realidade tão negativa que perdura há décadas? Que conhecimentos precisam ser adquiridos para proporcionar o sucesso da alfabetização? Que conhecimentos são oferecidos ao professor para que ele atue enquanto alfabetizador? Qual é a base teórico-metodológica que norteia o fazer pedagógico dos professores? O presente projeto tem por finalidade principal corroborar a viabilidade de uma proposta de ensino de Língua Portuguesa em nível de alfabetização que, de forma dinâmica, utilize a linguagem oral do aluno, valorizando as variações que retratam sua identidade, no processo de letramento. Delimitando–se, especificamente, em discutir a influência dos aspectos da fala na leitura e escrita de alunos em processo de alfabetização; compreender como os professores alfabetizadores trabalham com o processo de transição entre a variação oral para a variação escrita; enfatizar a necessidade da aplicação de conhecimentos linguísticos, especificamente fonológicos, no currículo do professor alfabetizador. Para tal reflexão, a autora se baseia em conhecimentos oriundos da linguística, mais especificamente da Fonologia e da Sociolinguística, refletindo acerca de ações que fundamentem e orientem o ensino da Língua Portuguesa, para crianças em processo de alfabetização, produzidos por autores como com Abaurre (1993); Lemle ([1998] 2003); Cagliari ([1999] 2005); Mollica (1998); Bortoni-Ricardo (2004; 2005); Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004); Herzog, Labov, Weinreich (2006) e Soares (2004; 2009).Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo cuja geração dos registros está sendo orientada pela metodologia da pesquisa-ação. Esses registros estão sendo coletados por meio de gravação, de aulas em áudio e vídeo, de entrevistas e de conversas informais com o professor alfabetizador. Para consecução do presente projeto, que está desenvolvido no Município do Cabo de Santo Agostinho- PE, em um período composto por 8 meses, utilizamos o modelo metodológico das sequências didáticas.
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ