PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSEANE AZEVEDO OLIVEIRA LINS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE AZEVEDO OLIVEIRA LINS DOS SANTOS
DATA: 20/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: Reencantando a leitura e escrita: contribuição dos gêneros textuais para a aprendizagem significativa
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; aquisição da escrita; hipossegmentação; hipersegmentação.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este estudo tem como proposito apresentar o resultado de uma pesquisa sobre segmentacoes nao convencionais de palavras realizadas com criancas do 2º ano do ensino fundamental. Por ser um trabalho desenvolvido com criancas no processo de alfabetizacao e pensando em contribuir com um estudo mais significativo, resolvemos utilizar o genero parlenda, pois alem de trabalhar a linguagem atraves das brincadeiras populares infantis, facilita bastante o estudo da segmentacao nao convencional: hipersegmentacao e hipossegmentacao, ja que as parlendas sao textos atrativos e que possuem versos pequenos, faceis de memorizar. Observamos que, no processo de alfabetizacao, os alunos apresentam muita dificuldade de segmentacao de palavras, e, por isso, terminam juntando ou separando as palavras de forma distinta do proposto pelo padrao, justamente porque transpoem os conhecimentos da oralidade para escrita sem nenhuma ou pouca intervencao do professor. A separacao entre as palavras de uma frase pode causar duvidas nos alunos que estao comecando a ter contato com a lingua escrita, portanto, sao dificuldades que uma vez nao solucionadas na base, nos anos iniciais, poderao ser arrastadas para as os anos escolares posteriores. Entendemos, com base em Kleiman (1996); Soares (2009); Ferreiro (1999; 2011); PCN (1997), que explorar a leitura e a pratica da escrita atraves de atividades ludicas, voltadas aos anos iniciais, auxilia a aprendizagem dos alunos, uma vez que possibilita o adequado contato com a diversidade textual desde os primeiros passos no trabalho com a escrita. E, de fato, pudemos comprovar que do total de 10 criancas que participaram da nossa pratica, 06 conseguiram compreender melhor a formalizacao da segmentacao na escrita apos a sequencia de atividades aplicadas em sala.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo ao Programa - 1653821 - RUBENS MARQUES DE LUCENA