PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: WILMA RIBEIRO COUTINHO DE ALMEIDA GUEDES PIRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILMA RIBEIRO COUTINHO DE ALMEIDA GUEDES PIRES
DATA: 21/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wow-qtfo-raz
TÍTULO: "AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE NÃO-CLÍNICA DO SUCO, DA GELÉIA E DO IOGURTE DE P. gounellei. "
PALAVRAS-CHAVES: Toxicidade. P. gounellei. Xique-xique. Iogurte caprino. Plantas medicinais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A espécie Pilosocereus gounellei pertencente à família Cactaceae, tem sido usada popularmente por seus efeitos anti inflamatório, anti ulceroso e anti hiperglicêmico. A sua ampla utilização na medicina popular justifica a realização dos estudos de toxicidade que garantam a segurança de seu uso. Neste sentido o objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação toxicológica não clínica de três produtos derivados do P.gounellei, com base no Guia para a condução de estudos não clínicos de toxicologia e segurança farmacológica e nas OECDS 407 e 423. No ensaio toxicológico agudo, foram testados o suco, o iogurte e a geléia do P. gounellei. Para tanto, foram utilizadas 36 ratos Wistar fêmeas que receberam 2000mg/kg, via oral, dose única, de cada substância e foram mantidas em observação por 14 dias. No ensaio de toxicidade subcrônico foi utilizado apenas o suco do P. gounellei, administrado por via oral (gavagem), diariamente, durante o período de 28 dias, em concentrações pré definidas (5mlkg; 7,5ml/kg;10 ml/kg). Durante os períodos de observação os animais foram avaliados com relação ao consumo de água, ração e evolução ponderal. Posteriormente, foi realizado a eutanásia e autopsia dos ratos. Foram avaliados parâmetros hematológicos, bioquímicos, e realizado exame anatomopatológico e histopatológico. No ensaio de toxicidade aguda todos os animais apresentaram diminuição de peso, sem contudo ocorrer alteração no consumo de ração. Nos grupos do suco e geléia houve diminuição no consumo de água. No grupo do suco verificou-se diminuição de uréia, lipase e aumento de cloro e magnésio. No grupo da geléia evidenciou-se aumento de alanina aminotransferase e volume corpuscular médio. Naqueles que receberam o iogurte ocorreu diminuição de fósforo e magnésio, hematócrito e linfócitos. No ensaio de toxicidade subcrônica Houve diminuição da hemoglobina e hematócrito em todos os grupo de ratas estudados. Conclui-se, assim, com relação ao estudo de toxicidade aguda, que o suco e o iogurte da geleia do P. gounellei possuem baixa toxicidade. Em relação à geleia do P. gounellei, pode-se inferir que mais estudos são necessários para descartar hepatotoxicidade, já que a mesma ocasionou elevação discreta de ALT e AST. Com relação ao estudo de toxicidade subcrônica pode-se inferir que o consumo pelas fêmeas do suco do P. gounellei nas três diferentes doses, causou alterações significativas do ponto de vista hematológico.
Presidente - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA