PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES
DATA: 06/09/2021
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: STORIES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS: jornalismo público e circulação de notícias no Instagram
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Público; Redes Sociais; Instagram Stories; Midiatização e Circulação; IFES nordestinas.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam o conteúdo, a linguagem e o formato no Instagram Stories das Ascom das universidades federais da região Nordeste do Brasil. Parte-se da hipótese de que as experimentações nas Ascom ainda não atendem a critérios uniformizados no Instagram Stories, observando-se uma subtilização da ferramenta nesse espaço. Como as instituições estão reagindo em termos das mudanças e convergências no jornalismo público? De que forma estão planejando seus próximos passos acerca do conteúdo (divulgação científica, de editais e de eventos, reposts, memes e fotos em geral da comunidade acadêmica, entre outros assuntos de interesse do público-alvo), da linguagem (jornalística e interativa/informal) e do formato (textual, imagético, em vídeo e misto)? Para responder essas questões, são utilizados conceitos de redes sociais na Internet, jornalismo público, midiatização e circulação discursiva, empregando-se técnicas metodológicas de análise de conteúdo e entrevistas com os jornalistas responsáveis pela administração das mídias sociais das 18 universidades nordestinas. A ideia é encontrar procedimentos que permitam contribuir para a indicação de boas práticas no uso da ferramenta, propondo alterações de processos, práticas e rotinas jornalísticas. Como resultados iniciais, observamos que a maioria das Ascom não tem equipe própria de mídias sociais; resumem-se a publicar conteúdo sobre eventos, ficando em segundo plano assuntos essenciais para o desenvolvimento do jornalismo público, como a divulgação científica; não são realizadas pesquisas de satisfação junto aos usuários sobre o conteúdo publicado na ferramenta; e não há, de modo geral, produção de conteúdo específico para a ferramenta.
Presidente - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO
Interno - 1163212 - ANTONIO FAUSTO NETO