PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NIUTILDES BATISTA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIUTILDES BATISTA PEREIRA
DATA: 06/12/2021
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: O MARCO DO CARIRI: Documentário biográfico sobre os caminhos culturais traçados pelo artista popular Marco di Aurélio.
PALAVRAS-CHAVES: Folkcomunicação, Ativista Midiático, Documentário. Biografia.
RESUMO: O presente projeto visa narrar a história de Marco di Aurélio, personagem pernambucano relevante da cultura paraibana, fazendo conexões entre as suas memórias pessoais até a atualidade, destacando a identidade do cariri onde vem realizando trabalhos artísticos que estimulam os artistas populares locais. O produto resultante dessa pesquisa, será a realização de um documentário biográfico que fará um panorama geral de suas atuações relacionada à folkcomunicação, precisamente com o conceito dos ativistas midiáticos, onde pontua a relação ativa de Marco di Aurélio em sua trajetória de vida, com a cultura popular e o universo da comunicação. Através da história de vida, foram utilizados recursos jornalísticos como a entrevista em profundidade e também a observação participante nas fases de produção do documentário, para relatar a história de vida desse personagem popular. Conto com o assoalho teórico dos autores Beltrão(1980), Melo(2008), Trigueiro(2008), Schmidt(2015), Vilas Boas(2003), Lima(1995), Nichols(2005), Lucena(2012), Duarte(2005), Medina(2006) e Bezerra(2014). O documentário tem o intuito de contribuir para a memória do povo do cariri paraibano mostrando através da atuação do personagem Marco di Aurélio, o contexto cultural da região inseridos nas mídias sociais pelos seus registros audiovisuais.
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Presidente - 084.570.854-68 - LUIZ CUSTODIO DA SILVA - UEPB