PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANE DOS SANTOS MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYANE DOS SANTOS MOREIRA
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: A AUDIÊNCIA EXPANDIDA NO TWITTER NO CASO DA HASHTAG #FANTÁSTICO
PALAVRAS-CHAVES: audiência, TV, Twitter, hashtag, #Fantástico
RESUMO: Vivemos em tempos de sociedade midiatizada e a internet está cada vez mais intrínseca na rotina do indivíduo e novos hábitos foram inseridos nela, como o de ver televisão e usar a internet ao mesmo tempo. Assim, a experiência de ver TV mudou ao longo dos anos e o perfil do telespectador também. Com smartphones, tablets e computadores inseridos no cotidiano dos brasileiros, a televisão deixou de ser a única tela transmissora de conteúdo e passou a ser uma dentro das multitelas disponíveis, fazendo com que a audiência seja expandida em diferentes meios ao mesmo tempo. E, enxergando esse tipo de telespectador – que aqui denominamos de telespectador-internauta – alguns programas televisivos estão utilizando do recurso da hashtag para seduzi-lo e gerar conteúdo orgânico nas plataformas de redes sociais. Este trabalho tem como objetivo entender como funciona a audiência expandida na plataforma de rede social Twitter, através da hashtag #Fantástico, além de buscar compreender outras preocupações sobre como o programa Fantástico, da Rede Globo, aproveita essa expansão para conquistar mais telespectadores e também identificar quais assuntos mais geram comentários online. Para isso, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter exploratória, utilizando como método a Análise de Conteúdo e a Análise de Redes Sociais com dez edições do Fantástico, exibidas entre os dias 2 de maio e 4 de julho de 2021. Sendo assim, a expectativa é de que o estudo possa identificar como a televisão está usando a internet ao seu favor e o que instiga o telespectador-internauta a tuitar sobre o programa.
Presidente - 238.738.680-91 - ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR - UFPE
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA