PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA DIAS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARA DIAS DO NASCIMENTO
DATA: 04/02/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Sou Repórter Correio: As motivações do público para atuar na coprodução do Jornal da Correio
PALAVRAS-CHAVES: Coprodução, televisão, telejornalismo, recepção, Sou Repórter Correio.
RESUMO: Esta pesquisa investiga as motivações que levam os cidadãos a produzir vídeos para o telejornal Jornal da Correio (TV Correio, afiliada Record TV na Paraíba) através do quadro “Sou Repórter Correio”, bem como as percepções dos mesmos após a veiculação. Para atingir este objetivo, como referencial teórico discutimos diferentes conceitos que envolvem a participação do público nos telejornais. Como método, iremos realizar entrevistas semiestruturadas com 10 coprodutores, escolhidos aleatoriamente, que participaram do quadro enviando vídeos. Além disso, também será realizada observação participante na redação do Jornal da Correio para compreender os aspectos de recebimento, edição e exibição desses vídeos. Será ainda aplicada análise de conteúdo nesse material para compreender aspectos sobre duração, técnicas de edição empregadas (se houve cortes nas falas e imagens sobrepostas) e a presença de informações complementares no material, comparando o conteúdo original com o que foi veiculado. Com base nos resultados alcançados, a expectativa do estudo é aprofundar conhecimentos sobre o que motiva o público a participar e auxiliar em apontamentos para estudos futuros sobre processos de construção da notícia, aproximando ainda mais os coprodutores do campo do jornalismo.
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - JHONATAN ALVES PEREIRA MATA