PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES

DISCENTE: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES
DATA: 23/02/2022
LOCAL: http://meet.google.com/tpq-komy-izk
TÍTULO: STORIES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS: jornalismo público e circulação de notícias no Instagram
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Público; Assessoria de Comunicação; Instagram Stories; Midiatização e Circulação; IFES nordestinas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho analisa como se apresentam o conteúdo, a linguagem e o formato no Instagram Stories das Assessorias de Comunicação (Ascom) das universidades federais da região Nordeste do Brasil. Parte-se da hipótese de que as experimentações nas Ascom ainda não atendem a critérios uniformizados na plataforma, observando-se, de modo geral, uma subtilização da ferramenta nesse espaço. Como as instituições estão reagindo em termos das mudanças e convergências no jornalismo público e institucional? De que forma estão planejando suas ações acerca do conteúdo, da linguagem e do formato? Para responder essas questões, são utilizados conceitos de redes sociais na Internet, midiatização e circulação discursiva, empregando-se a abordagem metodológica de estudos de casos múltiplos, por meio de entrevistas com os jornalistas responsáveis pela administração das mídias sociais de cinco das 18 universidades federais nordestinas: Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada através de entrevistas por e-mail com os profissionais, nos meses de novembro de 2020 e novembro de 2021. A ideia foi identificar as principais características que permeiam a produção de conteúdo no Instagram Stories das instituições. A análise dos dados mostrou que há uma tendência de publicação de conteúdos institucionais e de eventos; de uso de uma linguagem interativa e do formato imagético. Os estudos também detectaram que as Ascom não atuam com equipe própria de mídias sociais e não realizam pesquisas de satisfação junto aos usuários sobre o conteúdo publicado na ferramenta. Os resultados revelam ainda que é fundamental o investimento da gestão pública nas Ascom, tendo os jornalistas como comunicadores-curadores da informação e disseminadores do conhecimento. Como contrapartida, é essencial que os profissionais planejem suas ações na rede, criem conteúdo nativo digital e inovador para esse espaço, invistam na divulgação científica e conheçam seu público-alvo, a fim de melhor explorar o potencial da ferramenta e segmentar sua atuação.
Interno - 1163212 - ANTONIO FAUSTO NETO
Externo à Instituição - MARINA MAGALHAES DE MORAIS