PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA MARINHO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISÂNGELA MARINHO BEZERRA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE VÍNCULO ENTRE A CRIANÇA E O JORNALISMO: Uma análise do Repórter Rá-Teen-Bum
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Adolescente; Repórter Rá-Teen-Bum; Sociologia da Infância; Jornalismo.
RESUMO: Esta pesquisa investiga o jornalismo infantil brasileiro a partir de um estudo do Repórter Rá-Teen-Bum, exibido de 2016 a 2018, na TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum. O objetivo é analisar a participação infantil e os valores-notícias adotados pelo programa. Para atingir esta proposta, optou-se por uma pesquisa de natureza básica, objetivo exploratório, abordagem qualitativa por meio de um estudo documental. Para compor o corpus, foram escolhidos os 36 episódios do Repórter Rá-Teen-Bum, disponíveis no YouTube. A finalidade foi conhecer o lugar que as crianças e adolescentes ocupavam nas matérias e reportagens, a partir da defesa do protagonismo infantil apontado pela Sociologia da Infância. Assim como o direito de participação assegurado na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989). Também buscou-se observar quais assuntos o Repórter Rá-Teen-Bum escolhia ofertar ao seu público e para isso foi utilizada a tabela de valor-notícia elaborada por Silva (2005). Sobre o programa, abordam-se, ainda, detalhes dos quadros, cenário, linguagem, logomarca, trilha sonora, entre outras informações. A análise aponta para a promoção de um protagonismo infantojuvenil nos conteúdos, ao visualizarmos crianças e adolescentes sendo entrevistadas ou até mesmo na função de repórter e apresentador. O estudo também gera uma reflexão sobre o que o jornalismo considera importante noticiar ao público infantil, já que foi percebido que predomina o valor-notícia entretenimento.
Externo à Instituição - JULIANA DORETTO
Presidente - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES