PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: COGENES FELIPE SILVA DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: COGENES FELIPE SILVA DE LIRA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: VAZA JATO E FARRA DAS DIÁRIAS: como publicações nas redes sociais deixam rastros digitais para o Jornalismo Investigativo
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo investigativo, Jornalismo digital, Rastros digitais, Redes sociais digitais.
RESUMO: Este trabalho discursa sobre os resultados parciais de pesquisa para o exame de pré-banca do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Este estudo analisa como as publicações em redes sociais digitais se tornam elementos que baseiam a construção de reportagens investigativas nos portais The Intercept Brasil e Paraíba Já. Para tal, iremos avaliar o conteúdo das séries de reportagens ‘Vaza Jato’ e ‘Farra das Diárias’ e identificar padrões na obtenção de dados, visando apontar como os rastros digitais se tornaram meio de prova, além da prática de utilização e filtragem das informações disponibilizadas em perfis na internet pelos veículos. O trabalho toma por base conceitos de jornalismo investigativo, jornalismo digital, rastros digitais e redes sociais digitais. Teóricos como Fortes (2005), Lopes e Proença (2003), Nascimento (2010), Côrrea (2012), Bruno (2012), Recuero (2009), entre outros autores, dialogam com o trabalho.
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA OLIVEIRA
Presidente - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA