PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS BEZERRA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS BEZERRA ARAÚJO
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: AS ROTINAS PRODUTIVAS DO TELEJORNALISMO NA COVID-19: O CASO DAS EMISSORAS DA REDE GLOBO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo. Rotinas Produtivas. Covid-19. Reestruturação. Tecnologia.
RESUMO: Diante do contexto de pandemia de Covid-19 percebeu-se que a necessidade e a demanda por informações aumentou de forma considerável, e a imprensa precisou multiplicar os esforços para manter suas coberturas, adaptando as rotinas dos profissionais de jornalismo para se adequar às recomendações de segurança indicadas pela Organização Mundial de Saúde, de modo a garantir a saúde de seus profissionais e, em consequência, de suas fontes. Assim, este trabalho tem como finalidade identificar os principais impactos que a pandemia de Covid-19 vem trazendo para as rotinas produtivas dos profissionais das emissoras de televisão paraibanas afiliadas da Rede Globo. Para isso, a presente pesquisa toma como base a Observação Participante, dando ênfase às experiências vivenciadas por esses profissionais a partir das modificações trazidas pelo coronavírus no recorte de tempo que contempla os anos de 2020 e 2021, através de entrevistas em profundidade semiestruturadas. Como aporte teórico tomamos como norte estudiosos como Traquina (2005), Vizeu (1999), Harvey (1992), Berger e Luckmann (1985), Figaro (2014), dentre outros, que investigam o jornalismo, o construtivismo, as práticas profissionais e a acumulação flexível. Como resultados, esperamos analisar o desdobramento que a pandemia de Covid-19 vem trazendo para o telejornalismo paraibano, quais as mudanças impostas por esse contexto, e quais os perfis que esses profissionais adotaram diante destes cenários. Com isso, pretendemos contribuir com o registro histórico das mudanças vivenciadas pelo telejornalismo paraibano neste cenário pandêmico.
Presidente - 238.738.680-91 - ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR - UFPE
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA